TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crack

Artigos Científicos: Crack. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

EMANUELA LACERDA MARTINS

DANIELA ARAÚJO OLIVEIRA

INGRED LOPES SOUZA

LUZIENE VIANA GOMES

PATRICIA OLIVEIRA COSTA

VALDIRENE FRANCISCO DE OLIVEIRA

ZENAIDE PEREIRA DA SILVA

O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA

Almenara

2013

EMANUELA LACERDA MARTINS

DANIELA ARAÚJO OLIVEIRA

INGRED LOPES SOUZA

LUZIENE VIANA GOMES

PATRICIA OLIVEIRA COSTA

VALDIRENE FRANCISCO DE OLIVEIRA

ZENAIDE PEREIRA DA SILVA

O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as discipinas de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológico do Serviço Social III , Oficina de Formação: Questão Social , Economia Política e Ciência Política e Metodologia Cientifica.

Profª PAULO SÉRGIO ARAGÃO

MARIA ANGELA SANTINI

SÉRGIO DE GOES BARBOSA

RODRIGO TRIGUEIRO

Almenara

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4

2.1 O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA.............................................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................7

4 REFERÊNCIAS....................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a atuação dos políticos no Brasil, tendo como base de estudo o texto “política como vocação” do autor Max Weber. A política como vocação foi um discurso pronunciado por Weber em 1918 no qual ele debatia mudanças que iriam transformar a política nos países Ocidentais. Para começarmos a falar sobre política precisamos primeiramente saber o que realmente essa palavra significa.

Sabemos que Política é a arte de governar, é o uso de poder para defender seus direitos de cidadania, faz parte do nosso universo. Querendo ou não, ela está presente em nosso meio, determinando o nosso presente e futuro.

Todo homem é um ser político por natureza, e a história revela isso, pois a vida em sociedade exige relação de aproximação, acordos, regras de conduta, limites, e um amplo conjunto de valores e de normas que viabilizam o convívio social.

Assim, quando pensamos em sociedade, pensamos no homem, e com isso, pensamos na política, sendo uma das atividades mais incompreendidas ou desvalorizadas atualmente, sendo poucos os políticos que honram essas ações.

2 DESENVOLVIMENTO

2-1- O HOMEM DE VOCAÇÃO POLÍTICA

A palavra política vem do “grego polis” que se refere à cidade. Refere também à sociedade, comunidade em relação à vida humana.

O Homem politico por vocação, no entanto utiliza do seu carisma para conquistar o seu eleitorado, o político busca se satisfazer crescer e ganhar cada vez mais as custas do povo que o colocou no poder.

A partir do momento em que os políticos têm consciência dos seus atos e responsabilidade em prol da administração pública terá uma sociedade mais justa e digna.

A responsabilidade é o compromisso com a sociedade que confiou ao político o cargo que ele assume, os políticos buscam serem amigos para juntos partilharem dos recursos necessários para ter uma administração de qualidade. O chefe político tem o compromisso de zelar pelo bem da ordem pública e do Estado principalmente na área da saúde e educação.

De acordo com Max Weber três qualidades são decisivas para o político: paixão, senso de responsabilidade e senso de proporção. A paixão exige do político dedicação a uma causa, ter postura partidária, enfrentar a política como uma missão.

É importante frisar que o político deve ser apaixonado tanto como responsável, a responsabilidade é a terceira característica que Weber enumera para o político como sendo o senso de proporção, este senso determina certo distanciamento das coisas e das pessoas, possibilitando ao político ter uma perspectiva do mundo em que atua.

De acordo Weber há dois modos principais pelos quais alguém pode fazer da política a sua vocação: viver "para" a política ou viver "da" política. Quem luta para fazer da política uma fonte de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com