TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação da liga Spartak

Artigo: Criação da liga Spartak. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Spartacus

“As histórias acabaram por transformar-se em lendas e as lendas em símbolos, mas a guerra dos oprimidos contra os opressores continuou. Era uma flama, que às vezes queimava com esplendor ofuscante e às vezes era pouco mais que uma brasa viva, mas que jamais se apagaria – e o nome Spartacus não foi esquecido”.

(Howard Fast, em Spartacus).

As belíssimas palavras da epígrafe referem-se à guerra dos escravos, liderada por Spartacus, contra a impiedosa tirania do Império Romano, no século VIII, antes da era cristã. Não tão distante a origem dos direitos fundamentais remonta à resistência dos povos contra governos opressores e que a evolução histórica de tais direitos coincide, em seus pontos essenciais, com a própria criação e evolução do Estado e com o advento do constitucionalismo moderno.

Na Alemanha em 1915 foi fundada a Liga Espartaquista (Spartakusbund, em alemão), também chamada Liga Spartacus, foi um movimento de esquerda, marxista e revolucionário, liderada por Karl Liebknecht, Rosa Luxemburgo, entre outros, organizado durante e imediatamente após os anos da I Guerra Mundial, Seu nome fazia alusão a Spartacus, líder da maior rebelião escrava da Roma Antiga.

Seu período de maior atividade foi durante a Revolução de 1918 na Alemanha, quando pretendeu instaurar uma revolução socialista no país, através da circulação de panfletos ilegais, como o jornal Cartas Espartaquistas.

Em dezembro de 1918, a Liga, juntamente com outros agrupamentos, tornou-se o Partido Comunista da Alemanha (KommunistischeParteiDeutschlands, ou KPD). A Liga e o KPD tornaram-se famosos por seus confrontos com a polícia e outras ações de militância direta. Em 1º de janeiro de 1919, o KPD tentou iniciar uma revolução comunista em Berlim, apesar dos protestos contrários de Luxemburgo e Liebknecht. A insurreição foi brutalmente reprimida pelo governo da recém-proclamada República de Weimar, e Luxemburgo e Liebknecht foram assassinados.

Karl Liebknecht, assim como Rosa Luxemburgo e outros radicais, eram dedicados a uma revolução socialista; Rosa Luxemburgo desempenhou um papel fundamental na fundação da Spartacus League. Como uma teórica política, Luxemburgo desenvolveu uma teoria humanitária do marxismo, enfatizando a democracia e ação revolucionária de massas para conseguir internacionalizar o socialismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com