TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuba e o fim do embargo americano

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

Como a abertura da economia de Cuba e o fim do embargo americano pode ser pautados no conceito se socialismo e capitalismo e na continuação do desenvolvimento sustentável da ilha

Mediante toda a nossa pesquisa observamos que mesmo com o bloqueio comercial que Cuba está vivendo a mais de 50 anos, conseguiu se tornar um país referência em educação, em desenvolvimento sustentável, mostrou até ser um regime comunista que “deu certo” em comparação a outros países com potencial e adoção de outras políticas, porque não citar até mesmo o Brasil.

O fim do embargo americano foi de uma certa forma motivacional para ambos os países, porque Cuba se viu perdido em meio a crises de países aliados e os Estados Unidos por sua vez querendo ganhar cada vez mais mercado e alavancar sua economia sem sombra de dúvida, jogos de interesses, mas não podemos aqui esquecer da postura de Obama que entre tantos presidentes, durante todos esses anos, viu no diálogo uma forma de unir o útil ao agradável para os países. De certa forma o livre comércio, essa abertura de economias irá ajudar Cuba em seu desenvolvimento econômico e turístico , mas a questão capitalismo que virá junto ainda é uma incógnita em nossa opinião, apesar da aceleração de crescimento que Cuba poderá ter com essa transição e as complicações com a falta de estrutura em função dos anos do boicote, irá contar a cultura e costumes que o povo cubano tem como raiz e o regime que adota, tudo que já conquistaram com poucos recursos, seus programas de desenvolvimento sustentável e de preservação ambiental elogiados por grandes organizações e motivo de orgulho cubano, não sabemos se Cuba está tão disposta a abrir tanto suas fronteiras.

RESUMO

Iniciamos nossa resposta, analisando o contexto histórico da relação entre os dois países Estados Unidos e Cuba. Em Fevereiro de 1962 iniciou-se um embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos que tinha por objetivo prejudicar o setor público cubano, a justificativa que é sempre usada pelo governo norte-americano é a de que o embargo é mantido, pelo fato de Cuba manter um governo ditatorial, vamos abrir aspas nessa questão, porém eles nunca tiveram qualquer problema de consciência em fazer negócios com, o Egito, a Líbia, a Arábia Saudita, o Bahrein e tantos outros países que mantinham ou mantêm ditadores no poder.

Cuba, por sua vez com o regime comunista, não queriam “dançar conforme a música” dos Imperialistas capitalistas americanos e assim iniciou-se uma batalha entre os dois países, que na nossa opinião foi exclusivamente para demostrar quem tinha mais poder.

O bloqueio comercial, imposto a Cuba implicou em muitas privações á população, isso é nítido, a observar os costumes e tentar compreender essa complexa sociedade, que sofre com a escassez de produtos e infra- estrutura.

Apesar de todos esses agravantes, Cuba constituiu e se tornou um exemplo no que se refere ao desenvolvimento sustentável, segundo organizações ecologistas que relacionam o desenvolvimento humano, pois alcançaram um alto nível de alfabetização e expectativa de vida bastante alta e o cálculo no consumo de energia e recursos.

Uma das atividades mais impactantes para a sustentabilidade é a agricultura, todo mundo sabe que Cuba sempre foi forte em agricultura, principalmente na produção de açúcar. O governo cubano lançou uma revolução agrícola que acabou por aumentar a produção de alimentos e exportação, com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com