TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Um conceito antropologico

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO[pic 1]

CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS

ALIMENTOS V

SOCIOLOGIA II

JOÃO ALEXANDRE COSTA CAMAPUM

Resenha Crítica “Cultura Conceito Antropológico”

     O livro explica a cultura em diversos aspectos e como ele influencia e age na vida das pessoas, Laraia procurou criar um livro que refletia diversas situações culturais ao redor do mundo, sempre tomando-os como exemplo para reforçar os argumentos utilizados.

     No início do livro o escritor apresenta a cultura em nível mundial, demonstrando o quão grande é a sua diversidade, após isso parte para dois assuntos de suma importância do livro, o determinismo biológico e determinismo geográfico, mostrando o quanto são insuficientes para que se defina cultura.

     O determinismo biológico consiste em dizer que o ser humano já nasce condicionado a determinada cultura, porem o autor mostra que somente esse fator não é responsável pela construção cultural das pessoas, mais sim, um conjunto de processos sociais.

     O determinismo geográfico afirma que o ser humano se constrói e se define por influência do ambiente, porém hoje sabemos que isso não é verídico, pois o homem é quem modifica o ambiente e o adequa a suas necessidades, o escritor demonstrou isso através de exemplos claros.

     Após o esclarecimento desses dois temas o autor parte para a definições do conceito de cultura, e as divergências existentes entre os antropólogos em relação a isso, o autor da ênfase principalmente a Taylor e a sua definição a qual eu considero ser a mais objetiva sobre a cultura, pois é um conceito que mais abrange as especificidades das diferentes culturas do planeta.

     Laraia aborda o tema cultura de outras formas ao decorrer do livro, uma das que me chamou mais atenção foi a força que os hábitos culturais a força que os hábitos culturais têm em uma sociedade, um exemplo dado foi o conhecimento empírico de um povo que é passado de geração e que não possui nenhuma comprovação científica, porém a crença em tal costume é tão grande que acaba por se concretizar.

     O livro também aborda o momento em que a cultura passou a fazer parte da vida humana, e afirma que a cultura não surgiu em um único momento na história, mais sim que se formou com o decorrer do desenvolvimento do homem, assim como a fala, a meu ver esta é uma afirmação absolutamente correta.

     A obra de Laraia, além de apresentar o conceito e o estudo de cultura até os dias de hoje, nos mostra a diversidade da mesma, e afirma que para que possam compreende-la, devemos primeiramente respeitar e entender as diferentes existentes entre os povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com