TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura objetiva e cultura subjetiva

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  7.332 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E POLÍTICA AGRÍCOLA

                             INTRODUÇÃO A SOCIOLOFIA - 2017.1

                             PROF. ERIOSVALDO LIMA BARBOSA

ALUNO. LEONARDO LOPES FURTADO

GONZAGA, luis. Antropologia cultural- iniciação, teoria e temas.5ª edição. Petrópolis: Vozes,1991.

 

PRINCIPAIS ACEPÇÕES DO TERMO CULTURA

  1. Cultura objetiva e cultura subjetiva

A cultura objetiva: estamos nos referindo a todo o conjunto definido por Tylor como cultura, quando exteriorizado. Isto é, hábitos, aptidões, ideias, comportamentos, artefatos. E a cultura que cria as situações particulares.

A cultura subjetiva: quando nos referimos ao conjunto de valores, conhecimentos, crença, aptidões, qualidades, numa palavra, de experiências presentes em cada indivíduo. E a cultura que fornece padrões individuais de comportamentos.  (p.44)

  1. Cultura material e cultura não-material

Cultura material: á soma de artefatos que resultam da utilização de uma tecnologia, isto é, habilidade de manipular e de construir.

Cultura não material: aspecto mais específico da cultura “ações, hábitos, aptidões, significados, crenças, conhecimentos...”.  (p.44-45)

  1. Cultura real e cultura ideal

Cultura real: é aquilo que concretamente fazem as pessoas na sua vida cotidiana e social.

Cultura ideal: é mais o conjunto de comportamentos que as pessoas dizem e acreditam que deveriam ter. Talvez esse binômio encontre sua razão de ser na relação inevitável entre cultura subjetiva e cultura objetiva que sempre ocorre nas situações concretas da vida social, onde o comportamento do outro é norma para o indivíduo.  (p.45-46)

  1. Advertência: o uso popular do termo cultura.

As acepções consideradas são de uso corrente no estudo antropológico. O público fala com frequência nos seguintes termos: “fulano tem uma cultura fabulosa”, ‘sicrano é mais culto que beltrano. O sentido de cultura, nesse caso, é simplesmente o de que uma pessoa culta é aquela que é bem estruída e educada com boas maneiras. É nesse sentido que podemos dizer que alguém tem uma cultura superior a outra. O que podemos dizer é que determinada cultura dispõe de uma tecnologia avançada ou ou determina da instituição sofisticada é desenvolvida.  (p.46)

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA CULTURA

  1. A cultura é simbólica

Fenômeno físico que tem um significado conferido por aquele que o utiliza “pois dele discordamos e nos parece infeliz sua formulação”.  (p.47)

  1. A cultura é social

Constatação anterior de que a cultura é simbólica. O símbolo sempre supõe dois pólos: um emissor e um receptor. Consequentemente, é forçoso admitir-se o caráter social da cultura. Como poderíamos pensar em hábitos, costumes, padronização de comportamento apenas a nível individual? São processos sociais.  (p.49)

  1. A cultura é dinâmica e estável

Existem muitos paradoxos no estudo da cultura. Afirmamos que ela é dinâmica e, no entanto, não é errado dizer-se que ela é também, de certo modo, estável. Estável enquanto lhe destacamos a tradição e a institucionalização de padrões de comportamento. A mudança cultural ocorre em razão das novas necessidades das novas situações. A propósito, todos os acontecimentos, embora semelhantes, são com efeito inéditos e únicos.  (p.52-53)

  1. A cultura é seletiva

Isto quer dizer que a cultura é um contínuo, um processo que implica sempre reformulações. A própria cultura subjetiva, isto é, a cultura a nível individual, implica necessariamente numa reformulação da cultura objetiva.  (p.53)

  1. A cultura é universal e regional

O homem é um animal construtor de cultura. Este fato não deixa de ser um reconhecimento da universalidade da cultura. Um animal pode sobreviver e bem viver sem conhecer outros companheiros. Com o homem, contudo, é diferente. A cultura penetra todo o ser humano. Até a maneira de andar do homem é resultado da endoculturação.  (p.54)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com