TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva de produção

Tese: Curva de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de Exercícios

01. Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato, se os custos de oportunidade fossem constantes?

a Curva de Possibilidades de Produção (CPP), ela indica a capacidade máxima de produção, ilustra a escassez de recursos limitada a capacidade produtiva de uma sociedade, empresa ou país.

É chamado de produção potencial o limite máximo da produção de um país, esse limite é dado devido a escassez dos recursos. A CPP considera toda a força de trabalho da sociedade, ou seja, quando todos os recursos disponíveis estão empregados e não há capacidade ociosa.

A função supõe apenas a produção de dois bens, utilizando o máximo de recursos disponíveis, para isso é necessário fazer uma escolha da quantidade do bem a ser produzida.

Essa escolha é também chamada de trade-off, quando se abre mão de um bem para se obter um outro bem distinto.

Imagine uma sociedade que produz alimentos (bens de consumo), dado momento ela vê a possibilidade ou necessidade (o motivo não vem ao caso), de produzir máquinas (bens de capital).

Utilizando os mesmos recursos, ou seja, a sociedade não fez nenhum tipo de investimento ou contratação de mão de obra, exatamente os mesmos recursos que ela utilizava na produção de alimentos, ela utilizará na produção de máquinas.

Como os recursos eram utilizados em sua máxima capacidade produtiva, então será necessário abrir mão da produção de alimentos para produzir máquinas, e esse trade-off é dado por uma certa função (que não vem ao caso no momento).

02. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?

Função demanda = representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade procurada desse mesmo bem. À representação gráfica da função procura é dada a designação de curva da procura. Geralmente, verifica-se uma relação negativa entre a quantidade procurada e o preço do bem, de onde resulta uma curva da procura negativa, o que significa que quanto mais elevado é o preço do bem, mais baixa será a quantidade procurada e vice-versa.

Q(d)= f(p), onde:

Q(d)= quantidade demandada do bem x.

f(p) = função do preço do bem x.

Demanda = é a quantidade de um determinado bem que os consumidores estão aptos e dispostos a adquirir, em determinado período de tempo, aos diversos preços alternativos. Representa o desejo, intenção, vontade de comprar e não sua realização ou compra propriamente dita (demanda = procura).

Representa-se por toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades demandadas de um bem ou serviço. A demanda de um bem é alterada, provocando um deslocamento da reta de demanda para a direita (aumento de demanda) ou para a esquerda (redução da demanda), quando uma das variáveis coeteris paribus (preço do produto substituto ou complementar, renda ou gosto e preferência do consumidor) sofre alteração.

Quantidade demandada = é um ponto específico na curva relacionando um preço a uma quantidade demandada de um bem ou serviço. Sofre alterações somente quando é alterado o preço do produto que está sendo estudado.

Resumindo a diferença entre demanda e quant.demandada:

Demanda= representa todas as variações sofridas na curva de demanda, em função de alterações nas variáveis que afetam a demanda: preço do bem x, preço de outros bens relacionados, renda, gostos ou preferências.

Quantidade demandada = representa as variações sofridas ao longo da curva de demanda, unicamente motivada por alterações nos preços do bem em análise, desprezando-se as demais variáveis.

Função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com