TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS HISTÓRICOS E INDICADORES DOS PAÍSES QUE COMPÕEM OS BRICS

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

A idéia dos BRICS foi formulada pelo economista chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa do Brasil, Rússia, Índia, China e mais recentemente a África do Sul.

Em abril de 2011, em Sanya, Hainan, na China, foi formalizada a entrada da África do Sul no bloco, até então chamado BRIC, por ocasião da III Cúpula, passando a adotar a sigla BRICS. Esse país agora compõe o grupo que é definido pelo impacto que suas economias passaram a ter sobre a economia global

O BRICS é uma associação comercial, a qual os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos e cuja união visa à cooperação para alavancar suas economias em escala global. Entre os vários fatores em comum podemos citar: grande extensão territorial; estabilidade econômica recente; Produto Interno Bruto (PIB) em aumento; farta mão de obra; consumo em alta; disponibilidade de recursos naturais; aumento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); valorização nos mercados de capitais; investimentos de empresas nos diversos setores da economia.

Os negócios de serviços e manufatura estariam localizados principalmente na Índia (devido à concentração de mão de obra) e na China (em razão da acelerada tecnologia). Rússia, Índia e China são superpotências militares, já o Brasil um país pacífico e despreparado para defender seu território, onde impera a corrupção e a violência, mas todos eles estão em processo de desenvolvimento político e econômico para se adequarem aos demais países desenvolvidos.

O Brasil tem grande potencial, muitos recursos naturais, grande possibilidade de desenvolvimento agrícola pelo seu clima favorável e solo fértil. O regime democrático está consolidado e estável, o sistema financeiro é sólido e as instituições são respeitadas. Sua debilidade, a taxa de crescimento, pouco maior que 15%, longe do crescimento obtido pelos outros BRICS, como a China que cresceu 63%, a Índia, 43%, e a Rússia, 41%.

Em 2012, o Fundo Monetário Internacional (FMI) calculou que os BRICS e os mercados emergentes que eles estão ajudando a alimentar respondiam por 30% da economia global e por 47% de todo o crescimento mundial, sendo a China o maior contribuinte, com o Brasil, a Rússia e a Índia não muito atrás.

O Brasil é um país que recebe grandes investimentos estrangeiros, um grande produtor e exportador de produtos agropecuários, possui um parque industrial dinâmico e diversificado e um grande mercado consumidor. Detém reservas minerais e, com a exploração do petróleo encontrado na camada pré-sal, poderá ser exportador do produto.

A Rússia, o segundo maior produtor e exportador de petróleo no planeta, possui a maior reserva mundial de gás natural, apresenta também um grande mercado consumidor.

A Índia investe em qualificação de mão de obra e já possui profissionais qualificados, especialmente no segmento de informática. O mercado consumidor está em expansão, possui um diversificado parque industrial com muitas indústrias de tecnologia

A China tem apresentado grandes taxas de crescimento anual, também muita mão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com