TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO/COORDENAÇÃO DE EXECUÇÃO

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

                     

                                                                   

Campos, 28 de Agosto de 2019.

ALUNA: Karolina de Mello Ferreira Pompeo

NOME DA DISCIPLINA/ATIVIDADE: Oficina de Produção de Trabalhos Cientícos P1

DEPARTAMENTO/COORDENAÇÃO DE EXECUÇÃO: Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade-SFC

NOME DO DOCENTE: Marcelo Vanderley Miranda Sá Rangel

   Com base no que foi lido nos textos: ''Conhecimento do senso comum e conhecimento científico'', ''Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos'' e visto no video ''A ciência brasileira e Síndrome de Cassandra'', entende-se que o senso comum é algo que deve-se ser discutido, por ter se tornado cada vez mais presente na sociedade Brasileira por exemplo.

   Como citado no segundo texto, o  senso comum é um conceito que nasce no cotidiano, apropriado do meio cientifico e torna-se cientifico ao romper com esse conceito. ''Segundo Cotrim (2002), o “[...] vasto conjunto de concepções geralmente aceitas como verdadeiras em determinado meio social recebe o nome de senso comum”'' como dito no video, onde a bióloga e divulgadora científica Natália Pasternak cita o caso das bananas, do shampoo e até mesmo da homeopatia, mostra que a sociedade vem sendo alienada a muito tempo por culpa desse  modo de pensar, onde não há a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente tais questões. Porém no primeiro texto , o conceito ja é visto de outra forma : ''O saber do senso comum é subjetivo; envolve emoções e varia de pessoa para pessoa.'' diz-se também que ''o senso comum apoia-se em hábitos, preconceitos, tradições e a ciência fundamenta-se em investigação metódica e sistemática, bem como na necessidade de coerência teórica.''.

   Na filosofia existem dois tipos de atitudes, a atitude admirativa e a atitude reflexiva. A atitude admirativa, é a postura que percebe as contradiçoes do mundo e os limites da vida, a atitude que tem como base compreende-lo mas não critica-lo. Já a atitude reflexiva é aquela que extirpa todas as obviedades,  o sujeito pensa antes de realizar, analisa, levanta questionamentos, organizando ideias, levando em consideração os saberes cotidiano da sociedade. Tal atitude é a que deveria ser  tomada pelos individuos que usam da  forma de pensar mais obtida por meio de conhecimentos empíricos que acumulamos ao longo da vida, não baseados no método científico, o senso comum.

    O Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. ''Entre as concepções de ciência, destacam-se: (1) a racionalista, que se apoia no modelo de objetividade da matemática; (2) a empirista, própria da medicina e da história natural do século XVIl; (3) a construtivista, que toma como modelo de objetividade a ideia de razão como conhecimento aproximativo (cf. CHAUI, 2009, p. 221)'' Explica Medeiros e Tomasi no texto ''Conhecimento do senso comum e conhecimento científico'' entende-se que ambas as concepçoes tem como base justificar e evidenciar as informações, diferente da pseudociencia, que nem sempre tem tais provas, pois são crenças e ou afirmaçoes equivocadas, baseados em teorias e premissas falsas ou seja:  não resulta da aplicação de nenhum dos métodos científicos citados acima.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com