TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO

Projeto de pesquisa: DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

DESCRIÇAO GERAL DO CAMPO:

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO:

O Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) é uma unidade publica estatal descentralizada da politica de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizada em áreas com maior índice de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programas sócio assistenciais de proteção social básica as famílias e indivíduos e a articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação Inter setorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

FINALIDADE

O CRAS tem por serviço principal ofertado o PAIF, que é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

OBJETIVO

A instituição tem como objetivo promover o acompanhamento sócio assistencial de famílias em situação de vulnerabilidade, contribuir para o processo de autonomia social das famílias, desenvolver ações que envolvam diversos setores com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações e atuar de forma preventiva, evitando que as mesmas tenham seus direitos violados.

DEMANDAS ATENDIDAS PELA INSTITUIÇÃO

Bolsa família: O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Programa Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM). A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. A gestão do Programa Bolsa Família é descentralizada e compartilhada entre a União, estados, Distrito Federal e municípios.

PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil): O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. O PETI está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: informação e mobilização; busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; transferência de renda, inserção das crianças, adolescentes e suas famílias em serviços sócios assistenciais e encaminhamento para serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer ou trabalho; reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares; e monitoramento.

Projovem Adolescente: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

BPC (Beneficio de Prestação Continuada): O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso, com sessenta e cinco anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física ou mental. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo: Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Os serviços são trabalhados por faixa etária, existe o serviço para crianças de 0 a 6 anos, para crianças e adolescentes de 6 a 15, para adolescentes e jovens entre 15 e 17 anos, para idosos, e para crianças e adultos com deficiência, que geralmente participam em conjunto com os outros grupos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO ATENDIDAS PELA INSTITUIÇÃO:

A população atendida pelo CRAS tem por principal característica a falta de alimentação, moradia de baixa qualidade, educação vulnerável, desemprego, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, ou por deficiência. O objetivo principal do CRAS é o atendimento e acolhimento das famílias em situação de vulnerabilidade social, para o desenvolvimento delas e das comunidades por eles referenciadas.

As famílias referenciadas ao CRAS de Novo Oriente moram nas áreas de abrangência que são os bairros Trecho Tauá, Trecho Crateús, Conjunto Otávio Leite, Conjunto Padre Joviniano e Vila Feliz. Os serviços sócios assistenciais da entidade são prestados a todos os membros da família, crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Destes cinco bairros que compõe a área de abrangência, apenas três possuem escola que são Trecho Tauá, Trecho Crateús e Vila Feliz.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO:

É composta por uma equipe competente e devidamente capacitada para atender a demanda existente. Constituída por um coordenador formado em serviço social, duas assistentes sociais, uma psicóloga,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com