TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO DE PREPARAÇÃO GERAL NOS JOGADORES DE CAMPO DE HÓQUEI EM PATINS

Pesquisas Acadêmicas: CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO DE PREPARAÇÃO GERAL NOS JOGADORES DE CAMPO DE HÓQUEI EM PATINS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.805 Palavras (16 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 16

CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO DE PREPARAÇÃO GERAL NOS JOGADORES DE CAMPO DE HÓQUEI EM PATINS

Eurico Miguel Fial T. Ribeiro

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade de Coimbra

Portugal

PERÍODO PREPARATÓRIO

De acordo com o exposto, devem ser criados e desenvolvidos no período preparatório as premissas necessárias para o aparecimento da forma desportiva, e deve ser assegurada a sua consolidação. O período divide-se em duas estapas fundamentais sendo a primeira, em geral, mais prolongada.

OBJECTIVOS DOS EXERCÍCIOS DE PREPARAÇÃO GERAL

Fomentar a preparação multilateral dos praticantes: a multilateralidade da preparação contribui para a melhoria da coordenação motora. Activar os processos de recuperação dos atletas: após a realização de períodos de treino com elevados níveis de volume e intensidade, os exercícios de prepração geral, poderão articular-se como factores de recuperação activa diminuindo assim a possiblidade de aparecimento de estados de sobretreino, e concomitantemente, o aparecimento de lesões. Concretizar uma base orgânica funcional: é esta base funcional que deverá apoiar de forma sustentada os exercícios de preparação específica. Criar condições positivas na comutação entre vários exercícios de treino: é importante manter uma certa variação entre os exercícios de preparação geral e os exercícios de preparação específica a qual vai sendo alterada em função de vários factores. Assegurar meios que determinem uma ampla preparação do atleta: os exercícios de preparação geral podem ter um efeito suficiente no desenvolvimento de todas as capacidades técnicas, tácticas, físicas e psicológicas.

PRIMEIRA ESTAPA DE PREPARAÇÃO GERAL DO PERÍODO TRANSITÓRIO

Orientação do treino. Na primeira etapa é necessário criar uma base firme da forma desportiva. Na preparação física a tarefa principal consiste em elevar intensamente as possibilidades funcionais do organismo por meio do desenvolvimento múltiplo das suas qualidades físicas. A preparação física nesta etapa está orientada não só para o aprofundamento da especialização, mas também para o alargamento das possibilidades funcionais, que directa ou indirectamente determinam o progresso no desporto escolhido. Isto explica-se pelo facto de que a futura forma desportiva depende, antes do mais, do nível de preparação física de que se parte, e de que a preparação física geral desempenha o papel principal na preparação especial. Na primeira etapa existem condições mais favoráveis para a utilização das inter-relacionações existentes entre as diversas orientações do aperfeiçoamento físico do atleta. A ampla utilização da passagem directa e indirecta das qualidades físicas é aqui o principal mecanismo da preparação física.

Na preparação técnica e táctica da primeira etapa são predominantes as seguintes tarefas: a assimilação e o alargamento dos conhecimentos que constituem a base teórica da actividade desportiva; a ampliação do conjunto de destreza e hábitos motores, cuja assimilação cria as premissas favoráveis ao aperfeiçoamento das destrezas e hábitos que fazem parte da técnica e táctica escolhidas (sobretudo parciais e transitórias).

Tais tarefas são impostas pelo facto de que o aperfeiçoamento técnico e táctico de determinado desporto depende em primeiro lugar, da preparação física geral, do enriquecimento sistemático da reserva de conhecimentos, destreza e hábitos. Também constitui um facto normal a passagem dos hábitos particulares e “intermédios” para as formas “integrais” do desporto escolhido mediante o aproveitamento da “passagem positiva” e a superação da “passagem negativa” dos hábitos motores.

Na preparação moral e volitiva reveste-se de especial importância a orientação para a realização de um trabalho de grande volume, o desenvolvimento da capacidade de trabalho no desporto e a elevação do nível geral das possibilidades volitivas que determinam o êxito da actividade desportiva.

PARTICULARIDADES DA COMPOSIÇÃO DOS MEIOS E MÉTODOS A UTILIZAR

A etapa inicial do período preparatório, como se deduz do que se indica, caracteriza-se pelo conjunto muito extenso dos meios de treino. Nesta etapa o conjunto de exercícios de influência múltipla é muito mais amplo do que nas seguintes. Há uma maior proporção entre exercícios tendentes a desenvolver a resistência geral, o aperfeiçoamento geral das qualidades de força e as possibilidades funcionais, com a particularidade de que são permitidas variações muito mais livres na escolha dos exercícios.

A participação dos exercícios competitivos é mínima. Os meios fundamentais do treino serão os exercícios variados de preparação especial, cuja finali¬dade consiste na assimilação de hábitos prévios e no de¬senvolvimento selectivo das qualidades necessárias.

Isto é provocado pelo facto de que os exercícios com¬petitivos podem ser executados, nesta primeira etapa, sob a forma dos velhos hábitos (assimilados anteriormente). Por isso, a sua utilização como meio fundamental da prepa¬ração origina a fixação do estereótipo motor anterior, que, deste modo, se converte num obstáculo ao aperfeiçoamento ulterior. A influência dos exercícios competitivos é, além disso, pouco diferenciada, e, por outro lado, está orientada de uma forma mais ou menos unilateral. Entretanto, a orien¬tação selectiva reveste-se de grande importância na pri¬meira etapa, devendo ter um carácter múltiplo e rigoroso, e uma influência em todas as componentes que constituem a base da forma desportiva.

A proporção dos exercícios competitivos depende, natu¬ralmente, das características do desporto em causa, do nível de preparação prévia do atleta e de outras circuns¬tâncias. Nos desportos em que as acções se caracterizam por uma composição complexa e grande variabilidade (como é o caso do hóquei em patins) a proporção destes exercícios deve ser muito maior.

Na medida em que na primeira etapa a orientação prin¬cipal é a da preparação geral, os métodos de treino são aqui menos especializados do que nas etapas seguintes. Os métodos típicos de treino no desporto em questão complementarizam-se com métodos não específicos, que são necessários ao cumprimento de tarefas parciais no âmbito da preparação geral e especial. Com o objectivo de asse¬gurar a necessária graduação do aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com