TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO Arte prévia

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO Arte prévia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.134 Palavras (17 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Tentei por um tempo saber o que ocorre com a empresa pra que ela tenha crescimento de lucratividade ou decréscimo de lucratividade, isso me fez aumentar a vontade de me aprofundar nesse assunto para que possa diante desse estudo sanar esse tipo de curiosidade e mais importantemente aprender sobre a raiz de cada movimentação na parte financeira da empresa, tendo como resultado uma melhor clareza para as tomadas de decisões e através dos acertos nas decisões feitas com coerência e corretamente, a organização alcançará o crescimento que toda empresa deseja e necessita, pois os acionistas e os investidores somente procurarão empresas que tenham uma ótima equipe que participa na tomada de decisão de forma positiva. Pois todos que investem em uma organização esperam-se retorno do que investiu ou do investimento feito em um determinado período. Portanto, para que isso aconteça é importante que haja eficientes relatórios, uma análise aprofundada sobre os relatórios e enfatizar com clareza o desenvolvimento da empresa através das demonstrações e dos levantamentos ocasionados pelas análises financeiras conduzindo assim todo o processo para a tomada de decisão.Por fim, há a análise de quociente ou de razão com o objetivo de “Avaliar a capacidade financeira da empresa”.(NEVES e VICECONTI, 2002, p.446). No qual existem os índices de endividamento, rotação e de rentabilidade e lucratividade.

2 DESENVOLVIMENTO

JUSTIFICATIVA

A decisão de estudar essa empresa consta o interesse em aprender mais profundamente sobre a análise financeira de uma unidade comercial, onde poderemos visualizar os prós e os contras da forma em que está sendo gerida pelos seus administradores, buscando formas teóricas e praticas do como poder auxiliar na melhora da condução da empresa e agregando valores para que se melhore a saúde financeira da mesma. Fazendo com que as tomadas de decisões sejam feitas de forma mais coerente, porque quando a empresa usa um método mais elaborado e mais estudado com afinco para as tomadas de decisões, a possibilidade de erros diminui, porque quando se juntam as idéias de profissionais diferenciados e conhecedores de áreas diversas, a amplitude da visão administrativa aumenta e consequentemente a possibilidade de acertos aumenta também, e com a preparação e demonstração de dados por meio de tabelas e gráficos obtém-se mais condições para que se siga no caminho certo tendo em vista o desenvolvimento da empresa, suas movimentações financeiras e retorno do capital investido. (NEVES e VICECONTI, 2002).

A Através dessas decisões tomadas corretamente a organização terá maiores possibilidades de alcançará o crescimento que toda empresa deseja e necessita, pois os acionistase os investidores somente procurarão empresas que tenham uma ótima equipe que participa na tomada de decisão de forma positiva e que traga uma segurança financeira para que se possam ser investidos valores para o crescimento dessa empresa. Pois todos que investem em uma organização esperam retorno dos valores que investiu ou do investimento feito em um determinado período. Portanto, para que isso aconteça é importante que haja eficientes relatórios, uma análise aprofundada sobre os relatórios e enfatizar com clareza o processo da saúde financeira da empresa para que auxilie de forma coerente as tomadas de decisão.As matérias que me impulsionaram a entrar nessa área para me aprofundar foram as matérias de análises financeiras, Estrutura das demonstrações contábeis, Análises de Custos, economia entre outras.

2.2 HISTÓRICO

Segundo informações contidas no site do Wikipédia, O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade (ver rota da seda), mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento destecomércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.

2.3 TRIBUTAÇÃO

De acordo com Araújo (2005) a principal fonte de receita do estado para garantir a realização do bem comum decorre da tributação das atividades econômicas de pessoas físicas e jurídicas.

O Código Tributário Nacional – (CTN) define tributo como toda prestação que deve ser paga em moeda corrente, não com bens, trabalho ou prestação de serviços, independente da vontade do contribuinte, cujo valor nela se possa exprimir, não constituindo nem um tipo de sanção por qualquer ato ilícito, sendo obrigatório apenas caso uma norma jurídica com força de lei estabeleça essa obrigação, sendo que o contribuinte não escolhe a melhor maneira de pagar, nem as autoridades determinam a melhor oportunidade de cobrar o tributo, pois a lei já estabelece todos os passos a serem seguidos.

As leis que estabelecem a arrecadação dos tributos são chamadas de legislação tributária. A Lei nº 5.172/66, art.96 do CTN conceitua legislação tributária como:

“Art. 96. [...] as leis, os tratados e convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

Os principais tipos de tributos arrecadados pelo estado são:

Impostos

Para Furlan (2002) o imposto é um gênero do tributo, que consiste em um vínculoentre o Estado e o contribuinte decorrente de um fato lícito previsto na lei, tendo por objetivo uma prestação pecuniária.

O imposto é um tributo cobrado em qualquer atividade que não apresente a participação do Estado, sua incidência ocorre devido a algum comportamento ou situação na qual o contribuinte possa se encontrar. É o responsável pela maior fonte de recursos financeiros dos entes públicos.

Calmon (2005) explica que o imposto tem base fática um comportamento do contribuinte, ou uma situação jurídica na qual ele se encontre, ou seja, para existir, exige sempre um fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com