TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solução para o desenvolvimento sustentável da Academia Via Forma

Pesquisas Acadêmicas: Solução para o desenvolvimento sustentável da Academia Via Forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

As academias de ginástica são um tipo de serviço relativamente novo no mercado fortalezense, este se tornou muito competitivo. Exatamente por isso, existe muito a ser feito, são vários os territórios, segredos e tesouros a serem desvendados; mas antes de iniciar a jornada é preciso ter a dedicação de estudar os percursos, traçar rotas seguras e bolar as melhores estratégias para superar os desafios e as surpresas desagradáveis que inevitavelmente surgirão no caminho.

Em termos mercadológicos e se tratando do ramo das academias - é fundamental estabelecer relações seguras e fieis com o mercado-alvo. O objetivo deste trabalho consiste em oferecer uma solução de crescimento sustentável para a Academia Via Forma. Fidelização de clientes é a palavra-chave, é o “abre-te Sésamo” dos portões para o sucesso. Essa importante questão e suas nuances serão devidamente aprofundadas ao longo do trabalho.

DESENVOLVIMENTO

O marketing é o grupo de serviços que faz com que as idéias e informações sejam assimiladas pelos clientes e empresários, traduz-se como a qualidade dos produtos e serviços que podem ser estudados e pesquisados através de atualizações e pessoas preparadas para modernização do mercado. O serviço possui muitas características que os produtos não possuem.

O serviço é intangível e além de não existir a troca de objetos, você apenas o percebe, ele é variável, fungível, consumido quando produzido, seu consumo e sua execução ocorrem ao mesmo tempo, não podendo ser mantido em estoque. A Academia Via Forma está entre duas possibilidades: expansão de mercado com a abertura de uma filial, ou introdução de novos serviços na empresa, agregando mais produtos ofertados.

Conforme Judd (apud LAS CASAS, 2002, p.17), “Serviços constituem uma transação realizada por uma empresa ou por um indivíduo, cujo objetivo não está associado à transferência de um bem”. A Associação Americana de Marketing define serviços como: “aquelas atividades, vantagens ou mesmo satisfações que são oferecidas à venda ou que são proporcionadas em conexão com a venda de mercadorias”. (LAS CASAS, 2002, p. 17).

Já que no mercado de serviços a venda ocorre antes da produção, diferente do mercado de produtos onde o consumidor pode ter contato físico com a mercadoria antes de possuí-la a percepção de risco tende a ser muito elevada, pois eles não podem ser cheirados, tocados, degustados ou até mesmo provados antes do ato da compra. (SANTOS FILHO, 2009)

Os elementos tangíveis podem ser vistos, tocados, cheirados, ouvidos ou degustados. Eles constituem aspectos físicos da oferta. Os elementos intangíveis são mais ardilosos. Eles compreendem o nível do serviço oferecido ao suporte tangível e a imagem ou crenças que cercam o produto. (HOOLEY et al. 2001, p.63)

O marketing de serviços está ligado diretamente o marketing interativo. O vendedor tem que ter uma boa interação com o comprador durante a execução do serviço. Uma empresa que comercializa serviços de qualidade, não satisfará um cliente sem também dominar a arte do marketing interativo, nas prestadoras de serviços, o cliente e o empregado da linha de frente interagem no momento da execução do serviço.

O marketing surgiu em proceder à troca, nas quais duas pessoas têm algo de valor a oferecer um ao outro com intuito de satisfazer ambas as partes. Na época de Revolução Industrial tendo a capacidade de administrar as necessidades de atualizar os seus vendedores para que possa dar um suporte maior aos seus os consumidores. Os administradores preocupados com as produtividades para adquirir lucros e os consumidores não tinham o poder de escolha porque naquela época não existia concorrência.

Para Cobra (2003, p. 7), “a essência do marketing é um estado de mente. Em marketing os profissionais de negócios adotam o ponto de vista do consumidor. E essas decisões são apoiadas com base no que o cliente necessita e deseja”. Apesar de todas essas diferenças, o marketing é desenvolvido para atender e não ser destorcido, no mercado as decisões de uma empresa são tomadas dia após dia e os critérios a serem utilizados têm relevância para o mercado.

De acordo com Santiago (2000, p. 9), “o termo marketing é muitas vezes distorcido e utilizado como sinônimo de propagandas ou vendas. Isso ocorre porque a propaganda, uma das inúmeras atividades do marketing, aparece constantemente aos olhos do público”.

Define-se o marketing como o processo social e gerencial através do quais indivíduos e grupos obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. Conforme Cobra (1990, p.29), o papel do marketing “é identificar necessidades não satisfeitas, de forma a colocar no mercado produtos ou serviços que, ao mesmo tempo, proporcionem satisfação dos consumidores, gerem resultados auspiciosos aos acionistas e ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas e da comunidade em geral”. Diante do exposto, o marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação da oferta e troca de produtos de valor com outros.

Para que o produto possa ser aceito no mercado é preciso descobrir as necessidades das pessoas, buscando atender a demanda do mercado através de bens ou serviços, o marketing é essencial para a divulgação e o conhecimento do produto.

Consoante Cobra (1995, p. 29), “O comportamento do consumidor é largamente influenciado por um processo de globalização cultural irreversível”. A partir de meados da segunda metade do XX o mercado ficou mais disponível para o consumidor, o poder de adquirir um produto ficou mais fácil com a internet o cliente vai ser analisado pelo banco de dados, sendo aprovado ele poderá ter a opção de comprar no financiado, cartão de crédito ou até mesmo no cheque pré-datado. O que pode ser adquirido depois que aprovado o seu crédito são as tendências do mercado os eletrodomésticos, celulares e computadores e outras coisas.

Já foi mais difícil adquirir estes produtos, mais com o poder de compra ampliado pelo crédito facilitado novas opções tornaram-se viáveis. Mas, para melhor entendermos o conceito de marketing é importante saber o que significa alguns de seus elementos, que são: necessidades, desejos, satisfação, troca e produtos e serviços para o marketing. O marketing possui vários segmentos, ou melhor, tipos. Um tipo de marketing que tem crescido muito nos últimos anos é o marketing de serviços; o qual será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com