TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO

Casos: DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

AMANDA CRISTINA DE SOUSA LEITE R.A: B930IJ7 -EC1P48

EDSON DE SOUSA JÚNIOR R.A: BA95204O

FELIPE CANDIDO BORGES R.A: B782617 -EC1P

GABRIEL FELIPE DA FONSECA

MAURÍCIO ARAÚJO DE OLIVEIRA JÚNIOR R.A: T239CCO –ECP2P48

TEMA: DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO

Trabalho apresentado á disciplina de Ciências Sociais

2º Semestre de Engenharia Básica

Professor: Frederico S. Mandani

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2013

• O QUE É DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO?

O termo desenvolvimento possui vários significados. Pode ser entendido como o processo de evolução, crescimento e mudança de um objeto, pessoa ou situação específica em determinadas condições. O desenvolvimento é a condição de evolução que sempre tem uma conotação positiva já que implica num crescimento ou passo para etapas ou estágios superiores. A noção de desenvolvimento então pode servir para fazer referência tanto a coisas, pessoas, situações ou fenômenos de variados tipos. Já progresso é um sinônimo de desenvolvimento, especialmente social e tecnológico, da civilização.

Desenvolvimento e progresso são questões que, ao longo do tempo, se fazem necessários para um melhor convívio do ser humano em sociedade. Mas, da mesma forma, podem estar relacionados a alterar de maneira negativa uma sociedade.

A grande maioria das vezes é comum se entender desenvolvimento e progresso somente pelo lado positivo. É comum interpretarmos como algo proveitoso e vantajoso, mas nem sempre significam direções positivas.

Problemas também se desenvolvem. Nas organizações o descuido na identificação das causas, é sinônimo de continuidade de problemas; dificuldades também progridem. Existem líderes que preferem não enxergar e encarar as dificuldades, com isso o progresso é do prejuízo.

No mundo atual, a tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento. No paradigma vigente, ela é assumida como um bem social e, juntamente com a ciência, é o meio para a agregação de valores aos mais diversos produtos, tornando-se chave para a competitividade estratégica e para o desenvolvimento social e econômico de uma região.

• QUAL A IMPORTÂNCIA DE EINSTEIN NA CRIAÇÃO DA BOMBA ATÔMICA? QUAL A RESPOSTA QUE ELE DEU A SER QUESTIONADO COMO SERIA A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL?

(Bomba Atômica lançada sobre a cidade de Hiroshima em 06/08/1945)

No dia 02 de agosto de 1939, Albert Einstein escreveu uma carta ao então presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, acerca da possibilidade da criação de uma bomba configurada a partir de uma cadeia de reações em uma grande massa de urânio (bomba atômica).

Einstein pedira a Roosevelt que o programa nuclear se iniciasse o mais rápido possível. O presidente, por sua vez, reuniu cientistas, engenheiros, militares e funcionários do governo para juntos criarem o Projeto Manhattan, cujo objetivo final era produzir a bomba atômica. Esse projeto custou aos cofres públicos mais de 2 bilhões de dólares, para a construção de 37 laboratórios especiais para pesquisas em 19 estados, bem como no Canadá. É curioso ressaltar que, apesar do montante de recursos e da quantidade de pessoas envolvidas no projeto, o segredo foi tão bem mantido que praticamente ninguém fora de um pequeno círculo seleto sabia o que se passava.

Anos mais tarde, Einstein lamentou o papel que teve no desenvolvimento dessa arma destrutiva: “Eu cometi o maior erro da minha vida, quando assinei a carta ao Presidente Roosevelt recomendando que fossem construídas bombas atômicas”.

No dia 6 de agosto de 1945, o avião norte-americano Enola Gay lançou a primeira bomba atômica já usada em uma guerra sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, matando cerca de 140 mil pessoas. Três dias depois foi a vez Nagasaki ser atingida por outra bomba, com 75 mil pessoas mortas.

• QUEM FOI O CIENTISTA E PORQUE ELE CRIOU A CADEIRA ELÉTRICA?

Há quem atribua a invenção da aterradora cadeira eléctrica a Thomas Edison. No entanto, o verdadeiro artífice de tal invento não foi Edison, mas um dos seus empregados. Embora tenha sido um dos métodos mais usados para aplicar a justiça nos Estados Unidos, na atualidade tem vindo a perder espaço e protagonismo em relação a outros sistemas que se presumem ser menos dolorosos, como, por exemplo, a injeção letal.

Até 1886, o sistema mais usado para condenar os criminosos era a forca. Foi então que Harold P. Brown desenvolveu um sistema de eletrocussão para executar os réus condenado à morte.

A escolha do sistema de Brown baseada na corrente continua, poderia danificar a imagem pública de Edison e da sua empresa, uma vez que os consumidores não queriam ter em casa a mesma coisa usada para executar pessoas e, que se convertera, entretanto numa arma letal. Foi por isso que Edison o desafiou a desenvolver um método que se baseasse na corrente alterna (AC), usada pelo seu grande rival Nikola Tesla.

Desta forma, Brown centrou os seus esforços em demonstrar que a corrente alterna (AC) era a opção ideal para as execuções. A empresa dirigida por Edison não via assim afetada a sua imagem e, ao mesmo tempo, ainda lucrava com o invento.

No ano de 1888 e, com o intuito de comprovar o invento mortal, Brown executou muitos animais nos laboratórios da companhia de Edison.

William Kemmler foi a primeira vítima humana da cadeira eléctrica. Kemmler foi condenado à pena de morte por ter assassinado a sua amante com um machado. Um dos jornalistas que assistiu a aquela primeira execução em Agosto de 1890 afirmou: “Era um espetáculo horrível, muito pior do que o enforcamento”.

• POR QUAL MOTIVO NOBEL CRIOU O PRÊMIO QUE LEVA O SEU NOME?

Um belo dia de 1888, Alfred Nobel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com