TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Monografias: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Desenvolvimento Econômico

Existem três formas de mensurar o desenvolvimento econômico, o índice de Gini, a curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) , podem ser usados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões . Índice de Gini: utilizado na analise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Curva de Lorenz: é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população de renda. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população.

É importante para nosso conhecimento e aprendizado, saber diferenciar Desenvolvimento Econômico, pois além de ser muito normal muito possível nos dias de hoje em países, regiões, estado e cidade.

Este trabalho tem como finalidade saber conceitos e índices por habitante, estudo e pesquisa dos principais assuntos de desenvolvimento econômico, apresentando temas importantes para o desenvolvimento econômico melhor dos países e desenvolvimento humano mundial.

PIB- PRODUTO INTERNO BRUTO.

O PIB: Per capita ( por pessoa), também conhecida como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região,dividindo – o pelo número de habitantes desta região.Pois ficará visível que enquanto o crescimento refere – se apenas ao PIB , o desenvolvimento econômico vai muito mais além , pois levam em consideração aspectos importantes na vida de uma nação , como bem estar , educação , saúde enfim assuntos ligados à qualidade de vida das pessoas que habitam aquele loção ou país.

O PIB do Brasil em 2013 ficou em R$ 24.065. O PIB tem três tipos de óticas: Ótica de Despesas; Óticas de oferta; Ótica de rendimento.

A Ótica de despesa é calculada sobre despesa, bens e serviços. A Ótica de oferta é calculado conforme é gerado a cada empresa que operam na economia. A Ótica de rendimento é calculada seguindo o rendimento produzido por cada empresa.

ÍNDICE DE GINI

Também pode ser utilizado para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística, tais como medir o grau de concentração de posse de terra em uma região. A População de um país pela cidade, considerando as indústrias, tem o valor da população de cada empregado de cada empresa O Brasil possui grande parcela da população incapaz de atender ás suas necessidades básicas e a distribuição de renda é uma das mais desiguais do mundo; o Coeficiente de Gini do Brasil em 2001 era de 0, 594, melhor apenas que a Guatemala, Suazilândia, República Centro- Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia.

CURVA DE LORENZ

Consiste num gráfico que é utilizado muito pelos economistas para ilustrar a desigualdade de distribuição de renda familiar em uma sociedade. O Gráfico que representa rendimentos com população ambos são classes de percentuais.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

Indica comparação entre países, pois pode medir o grau de desenvolvimento econômico e também serve para obter qualidade de vida entre os países em desenvolvimento. O IDH do Brasil é de 0, 730, ou seja, (85° entre os 187° países mundial).

Nos estados Brasileiros, como São Paulo, o índice em média está em 3° lugar com 0, 833 de desenvolvimento.

ÍNDICE E INDICADOR

O PIB é conhecido como renda per capita e pode ser calculado por região.O Índice de Gini pode ser calculado como grau de concentração de posse de terra de uma região. A Curva de Lorenz é calculado devido à um gráfico que indica distribuir renda familiar para uma sociedade. O Índice de Desenvolvimento Humano é calculado devido a qualidade de vida da população brasileira, pois pode medir grau de desenvolvimento econômico.

O índice econômico analisado foi de Lins/SP foi de 0,786 e esta no 87° lugar nos dias atuais.

O PIB é feito em todo o Brasil, por meio de uma maquinas que analisa a “vida” de cada pessoa. A média da população é em cerca de 47,6 % do mundo. No estado brasileiro, ou seja, São Paulo é aproximadamente 3 ° com 0,833 de desenvolvimento.

– Por um lado excelência nos indicadores: nível de população (47,6% do PIB). O PIB no 1° trimestre de 2014 cresceu com 0,2%.

Conceito de BRICS

O Termo BRICS tem referência de quatros países emergente como: BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA, em 2004 foi acrescentado o “S” referente à ÁFRICA DO SUL que completou o Brics. Esses países têm em comum o bom crescimento econômico, apesar de não fazerem parte do bloco econômico, apenas tem crescimento bem desenvolvido. Eles buscam ganhar força, pois fazem parte do cenário político e econômico internacional. Cada ano tem uma reunião para chegar sempre um uma conclusão para saber o tipo de crescimento que atingiu. Esses países apresentou cerca de 65% da expansão do PIB mundial.

Esses países têm algumas características comuns:

- Economia estabilizada recentemente;

- Situação política estável;

- Mão de obra em grande quantidade e em processo de qualificação;

- Níveis de produção e exportação;

- Boas reservadas de recursos minerais;

- Investimentos em setores de infra-estrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc.);

- PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento;

- Índices sociais em processo de melhorias;

- Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais;

- Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares e Internet (inclusão digital);

- Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros;

- Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.

PIB dos países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com