TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O Desenvolvimento Gerencial

Por:   •  23/5/2019  •  Resenha  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

RESENHA CRÍTICA

Prof. José Carlos de Freitas  

Aluna: Ana Beatriz da Silva Rocha (2017200416) – Turma:251

Email:Anabeatrizdasilvarochaa@hotmail.com

Análise do Texto

Título do Texto

MAIS QUE CHEFE, COACH

Autor (es)

Marina Filippe

Palavras-Chave do Texto

COACHING

TREINAMENTO

FUNCIONÁRIOS

FEEDBACK

Descrição do assunto

A reportagem trata da mudança do processo de avaliação de desempenho dentro das organizações, pelo treinamento de seus profissionais inseridos na gestão a técnicas de coaching, com foco na orientação e feedback a seus funcionários. Método inicialmente executado nos Estados Unidos, é expandido no Brasil, visto que há retorno positivo.

Apreciação crítica

A questão do gestor como coach em algumas organizações são comprovadas benéficas:

Em maio de 2017, o escritório brasileiro da consultoria americana EY (antiga Ernest & Young), deu início a um treinamento para seus 1000 funcionários envolvidos na gestão de seu negócio. Treinamento esse voltado para técnicas de coach, com o objetivo principal de ensina-los a conhecer melhor os integrantes de suas equipes e a direciona-los para melhor desenvolvimento profissional.

Com esse intuito, foi adicionado, o foco no feedback de todo o time. Onde o dialogo contínuo sobre a carreira, é o destaque de todo o treinamento. Algumas pesquisas enfatizaram que o feedback anual, não estaria sendo tão eficiente, sendo assim considerado demorado e burocrático para os funcionários mais jovens. Que representados por 85% dos funcionários da EY no Brasil, mostravam-se ansiosos por mais feedback e animados em progredir logo sua carreira.

Decorrente disto, diversas organizações estão revisando seu modelo de avaliação de desempenho, principalmente empresas americanas, para que o mesmo se torne mais rápido e constante, acompanhando-se assim o aceleramento de formação de pessoas num mundo de mudanças cada vez mais velozes.

Este novo modelo, exige também uma mudança primordial no comportamento dos gestores. Na teoria, o chefe deve atuar como coach, o que é essencial para as organizações. Notando-se assim que não havia incentivos para que isso ocorresse. O processo demanda muito tempo para que todos estejam completamente envolvidos, e pode custar caro, já que diversas empresas possuem um alto número de funcionários. O modelo alternativo da formação de coaches internos para atender diversos funcionários, mesmo fora de sua equipe, tem sido um investimento quando visto retorno e redução de custos, com geração de resultados dentro das organizações.

Atualmente, há diversas organizações que têm adotado esse modelo. Chefes são capacitados a ouvirem seus liderados e a direcionarem ao desenvolvimento de suas próprias carreira, com projeção de resultados futuros para a própria organização e maximização do tempo na execução das tarefas.

Hoje, temos por exemplo, modelos que as empresas decidiram investir no direcionamento de carreira, vejamos: Todos os 1000 funcionários da consultoria EY no Brasil que são gestores, recebem treinamento para atuar como coaches. A empresa de tecnologia SAP formou 120 coaches próprios pelo mundo que são acessados por qualquer colaborador. Notamos, que essa mudança, talvez drástica, proporcione novas experiências aos formandos gestor de pessoas e agreguem maior valor a organização fazendo valer a pena o processo como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com