TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGUALDADE NO BRASIL E SUAS AÇÕES LEVANTADAS PARA SUPERAR ESTA DIFERENÇA

Por:   •  15/4/2017  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO

CIÊNCIAS SOCIAIS

DESIGUALDADE NO BRASIL E SUAS AÇÕES LEVANTADAS PARA SUPERAR ESTA DIFERENÇA

Brasília – DF

2016


Desigualdade no brasil e suas ações levantadas para superar esta diferença

A desigualdade social predominante no Brasil é a socioeconômica, algumas áreas são mais privilegiadas por aspectos naturais ou por políticas de investimento em infraestrutura, estes fatos promovem um processo industrial mais desenvolvido em determinadas regiões.

Em nossa sociedade existem pessoas que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias, enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.

Uma das principais ferramentas que é utilizada para obter o padrão de qualidade de vida de um determinado local é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Na última década houve uma evolução positiva nos indicadores, especialmente em relação ao aumento da expectativa de vida, queda da mortalidade infantil, acesso a saneamento básico, coleta de lixo e diminuição de taxa de analfabetismo. Mas apesar da melhora nestes índices, ainda há diferenças regionais, especialmente em relação ao nível de renda.

Uma das ações que o Brasil tomou para que haja melhorias nos indicadores é a criação de programas sociais, como o Bolsa Família, Pronatec, Prouni, FIES entre outros. Estes programas são medidas tomadas por lei, para amparo e diminuição das desigualdades sociais.

Um programa social está orientado para toda a sociedade ou pelo menos para um setor importante que tem certas necessidades ainda para preencher. A maioria dos programas sociais são implementados pelo Estado, que tem a total responsabilidade de atender as necessidades de todas as pessoas.

Um dos programas sociais mais populares no Brasil é o Bolsa Família, este é focado na transferência de renda do Governo Federal que ajuda financeiramente às famílias pobres. Este programa foi considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo.

Ainda há muito o que se fazer para diminuir a desigualdade social, mas as diversas ações que estão sendo tomadas, transformam de forma positiva a realidade de muitos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com