TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNIÓSTICO DA PROBLEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-BA E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

Monografias: DIAGNIÓSTICO DA PROBLEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-BA E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

FÁBIO CARDOSO DOS SANTOS COSTA

DIAGNIÓSTICO DA PROBLEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-BA E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

Santaluz - BA

2013

FÁBIO CARDOSO DOS SANTOS COSTA

DIAGNIÓSTICO DA PROBLEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-BA E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Oficina de formação: Projeto de intervenção, A realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social, Estagia Curricular Obrigatório II.

Profº. Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Apª. B. Malvezzi, Valquiria Apª. Dias Caprioli.

Santaluz – BA

2013

SUMÁRIO

1. Introdução........................................................................................................4

2. Desenvolvimento.............................................................................................5

3. Considerações finais........................................................................................8

5. Referências......................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Os indicadores sociais, no Brasil, configuram-se em uma discussão recente, porém torna-se cada vez mais evidente a sua importância para os processos de gestão.

Indicadores sociais são valores ou estatísticas que indicam informações derivadas de pesquisas de uma determinada região, estado ou município, geralmente estão relacionados às condições de vida de uma população: saúde, educação, emprego, renda, etc., ou seja, é um conjunto de dados que representam um sistema interligado que determina o nível de desenvolvimento social se há avanços ou retrocessos em uma determinada comunidade.

Os indicadores sociais prestam para subsidiar as atividades de planejamento público e formulação das políticas sociais nas diferentes esferas do governo, possibilitando o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais (BRAUN e KERNKAMP, 2010 apud JANNUZZI, 2006, p.15).

Sendo assim, a partir de indicadores sociais, tentaremos trazer dados do município de Queimadas-BA, referentes à educação, saúde, emprego e renda da população que permitam fazer um diagnóstico da realidade local em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano.

DESENVOLVIMENTO

Indicador social é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando à formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas.

Para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, indicador é um parâmetro, ou valor derivado de parâmetros, que indica, fornece informações ou descreve o estado de um fenômeno área/ambiente, com maior significado que aquele apenas relacionado diretamente ao seu valor quantitativo.

A European Environment Agency, órgão sob a administração da União Europeia, define os indicadores como sendo uma medida, geralmente quantitativa, que pode ser usada para ilustrar e comunicar um conjunto de fenômenos complexos de uma forma simples, incluindo tendências e progressos ao longo do tempo.

A construção de indicadores amplos, como o Índice de Desenvolvimento Humano, criado pela Organização das Nações Unidas, possibilita comparabilidade internacional, estimulam iniciativas domésticas e orientam as ações de ajuda internacional aos países mais pobres. Geralmente, os valores considerados adequados ou satisfatórios para um indicador são estabelecidos por organizações internacionais.

Nos anos 1920 e 1930 começaram a pontuar com algumas contribuições, porém somente em meados dos anos 1960 ocupam lugar de destaque, principalmente no que tange ás administrações públicas, período conhecido como o marco conceitual dos indicadores sociais, o que viria a ser chamado de movimento de indicadores social na época, sendo marcado pelo descompasso entre o crescimento econômico e a melhoria das condições sociais da população em países de terceiro mundo.

A década de 1970 foi marcada com a crise do Estado, o que refletiu um desconforto e descrédito com relação às atividades de planejamento público.

Na década de 1980, com o planejamento público reconquistando a credibilidade, com as experiências de construção e implementação de novas direções para o planejamento da administração pública, como o planejamento local e participativo, os indicadores sociais tornam-se necessários.

Nesse contexto, Considera-se a importância das contribuições das universidades, sindicatos, centros de pesquisa e as agencias ao sistema de planejamento público no processo de implementação dos indicadores sociais.

Atualmente, a divulgação dos indicadores sociais tornou-se corriqueira na mídia; cada vez mais jornais, televisão, revistas, políticos e lideranças populares falam de indicadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com