TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFECÇÕES COURO CABELUDO

Por:   •  22/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Queda de Cabelo

A oleosidade excessiva do couro cabeludo é uma das principais causas da queda de cabelo, pois ela obstrui os poros do couro cabeludo, causando a má nutrição da raiz do cabelo. Esta má nutrição, além de aumentar a queda de cabelos, deixa os cabelos com um aspecto fraco, opaco, gorduroso e sujo, além de favorecer a sua quebra. 

As causas da oleosidade podem ser genéticas, mas também pode ser causada por problemas hormonais ou estresse. A queda de cabelo, apesar de ser piorada pelo excesso de óleo no couro cabeludo, também pode estar relacionada com inúmeros fatores, como deficiência de nutrientes, estresse, reação a medicamentos e a produtos químicos. (Drª. Aleksana Viana Dermatologista)

A Caspa e Dermatite Seborréica

Caspa e a descamação esbranquiçada do tecido do couro cabeludo, inclui inflamacoes e lesoes avermelhadas que podem atingir outras areas e nao so o couro com intensidade chama-se dermatite seborreica. Ainda nao foi comprovada o elemento desencadeante da caspa. Sabe-se mudancas bruscas ou constantes mudancas de temperatura sao suscetivel , stress , alteracoes hormonais , nos homens a testosterona em excesso aumenta a atividade da glandula sebacea,outros fatores que ocassionam o problema citamos exposicao excessiva a altas temperaturas , utilizacao inadequada de produtos , processos alergicos. (Steiner , 1998)

No organismo ha varios fungos e bacterias em quantidades vivendo em condicoes ideias nao afetando a saude. Mas podem ocorrer problemas quando a cadeia se desarmoniza entre eles a caspa. Ela  e ocasionada pelo fungo pityrosporum ovale, vive no couro cabeludo mas acaba provocando irritacao e descamacao se produzido em maior quantidade. A seborreia esta ligada diretamente a queda . Apesar de nao ser a unica causa, e um dos fatores importantes para desencadear o problema. Sheila bellotti (Dermatologia on line)

Eczema seborreico ou dermatite seborreica e uma aletracao cronica , nao e contagiosa e sim recorrente , onde existe um maior numero de de glandulas sebaceas ocorre inflamacao nas areas da pele .Localizadas em areas mais oleosas como couro cabeludo , face, colo e dorso,caracteriza-se em apresentar placas eritemato-descamativas arredondadas, ovaladas. (Steiner, 1998)

O local mais comum de acometimento e o couro cabeludo podendo se obeservar em diferentes graus. Na forma mais leve neste local a caspa , a dermatite seborreica do adulto apresenta uma ligeira descamacao sem eritema de base , assintomatica. (SMITH et al,2002)

Na forma mais intensas, oberva-se eritema de base com presenca de escamas aderentes de maior tamanho e aspecto gorduroso. O acumulo de escamas nestes casos,pode ocasionar verdadeiras formacaoes de crostas que afetam todo o couro cabeludo.(PIBERNAT,1999)

        

Referencias

https://www.tuasaude.com/oleosidade-causa-queda-de-cabelo/

 Artigo Científico Disfunções do Couro Cabeludo: Uma ... - Univali

siaibib01.univali.br/pdf/Threicy%20Vieira%20e%20Camila%20Machado.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com