TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 08 do Livro do Cordioli com o Gravet (2019) "O local onde ocorrem os diferentes settings psicoterápicos"

Por:   •  23/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 08 do livro do Cordioli com o Gravet (2019) "O local onde ocorrem os diferentes settings psicoterápicos"

O capítulo disserta sobre a importância do espaço físico e o efeito da ambiência no setting terapêutico. Entre os detalhes específicos o primeiro a ser destacado pelo autor é a acessibilidade. Rampas acesso para cadeirantes são importantes levando em conta a população que pode ser atendida naquele local.

 O tamanho da sala de espera e de atendimento também deve ser levado em consideração uma vez que o terapeuta pode atender famílias, grupos, crianças e pessoas individualmente. O isolamento acústico é bem destacado no texto pois o vazamento de som de um ambiente a outro pode comprometer o sigilo profissional e a confiança do paciente no terapeuta. O ambiente, portanto, deve ser um local seguro e que preserve a confiabilidade.

As cores também são sinalizadas no texto onde o autor relata mitos sobre o poder das mesmas no sentimento e na conduta das pessoas, assim como a iluminação deve ser observada onde a luz natural  pode se traduzir em conforto como também um desconforto fazendo-se necessário a utilização de cortinas se necessário, uma iluminação suave e indireta de modo que luzes muito florescentes, brancas e brilhantes devem ser evitadas porém a colocação de iluminação mais intensa quando há necessidade dos pacientes produzirem tarefas e materiais escritos devem ser vistas como úteis e necessárias. Dessa forma se garante que o mesmo ambiente pode ser adequado e utilizado por abordagens diferentes com diferentes possibilidades de iluminação.

A climatização é muito importante. Segundo o autor, temperaturas altas fazem as pessoas ficarem impacientes e sonolentas assim como temperaturas muito baixas tendem a deixar as pessoas mais alertas devido a contração muscular. Por isso é importante uma temperatura agradável tanto para o relaxamento como para o processo de interiorização.

A decoração também é muito importante para ambiência do espaço. A escolha da mobília onde se destaca o conforto, a organização, podem influenciar positivamente na satisfação do usuário e também contribuindo para facilitação do relaxamento. Alguns objetos decorativos pessoais incorporados ao ambiente são interessantes pois traduzem um pouco o gosto e a personalidade do terapeuta. Já a fixação de diplomas e títulos no ambiente há controvérsias, podendo tanto ser positivo para alguns pacientes e também vistos como algo negativo por outros.

Um detalhe importante no planejamento da ambiência é a recepção. Uma secretária onde há necessidade de atender telefones, fazer chamadas, cuidar dos aspectos burocráticos e ao mesmo tempo recepcionar os pacientes requer alguns cuidados como vazamento de sons para o ambiente da consulta, a comunicação entre a recepcionista e o terapeuta deve ser pensada pois por vezes é importante avisar a chegada de um paciente, a falta de outro, o agendamento dos demais. Sendo ideal que o próprio terapeuta convide um paciente para entrar na sala de consulta propiciando um melhor acolhimento ao paciente o que crucial no início de uma relação terapêutica.

 A secretária eletrônica deve ser vista com cuidado pois recados ouvidos por outros pacientes e até mesmo toque não devem interromper e interferir no trabalho profissional. Porém reservar um intervalo entre uma consulta e outra para responder uma mensagem, ou eventualmente fazer ligações para pacientes sobretudo em situações de urgência é vista como uma boa prática contato que seja organizado em horários adequados que não comprometam os atendimentos.

Os aspectos arquitetônicos de um consultório devem ser pensados também sua correlação com a técnica psicoterápica usada. O psicanalista pode ter um divã caso prefira um trabalho mais analítico, já o terapeuta cognitivo-comportamental precisa de um contato mais direto com seu paciente em função das técnicas de psicoeducação podendo se fazer necessário a inclusão de um quadro no setting terapêutico e essas diferenças devem ser respeitadas quando um consultório é planejado.

No consultório da psicoterapia de orientação analítica bem como na psicanálise o ambiente é necessário ter suas especificidades para propiciar melhores condições para um bom “clima de trabalho”. Porém o texto faz uma reflexão importante sobre o anonimato versus a exposição do terapeuta frente as novas mídias sociais e destaca a necessidade um bom senso nessa relação. Outros elementos como a necessidade de um atendimento familiar requerem mais espaço de conforto e já uma sala onde se atende crianças os móveis de atendimento infantil podem estar presentes na mesma sala de atendimento a adultos. A manutenção de um setting adequado é fundamental para uma boa relação entre terapeuta e paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com