TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE CULTURAL

Tese: DIVERSIDADE CULTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Tese  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

DIVERSIDADE CULTURAL (Começo para um link de diversidade e Mulher)

‘’No Brasil, nas últimas décadas, a participação da mulher na força de trabalho praticamente dobrou, e atualmente mais da metade das brasileiras trabalham fora. Em 1989, 39% das mulheres casadas faziam parte da força de trabalho. Hoje, são 48,5% da mão-de-obra que estão trabalhando. No final da década de 1990, cerca de 82% de todas as mulheres brasileiras com idade para trabalhar tinham empregos, representando 40,4% da mão-de-obra total. Atualmente, mulheres com filhos de menos de seis anos de idade são o segmento da mão-de-obra de crescimento mais rápido. E essa realidade no Brasil deve continuar nos próximos anos. Segundo dados extraídos do Censo Escolar realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1991ª 2001 houve um aumento de 15% de mulheres na população universitária contra 12% de homens.’’

Segundo o consultor Simon Franco, presidente para a América Latina da TMP WorldWide, as mulheres aprendem desde cedo a serem versáteis na vida. Elas acumulam ‘’funções, exercendo ao mesmo tempo os papeis de filha, mãe e esposa’’.

Mas e as pesquisas divulgadas que continuam afirmando que as mulheres ganham menos que os homens, apesar de ocuparem funções semelhantes? Segundo a empresa Catho, que realiza anualmente pesquisas sobre funções e salários no país, essa diferença se deve a qualificação demonstrada no currículo, Para Thomas Case, presidente da Catho, as mulheres estão há menos tempo no mercado de trabalho e por isso mesmo tem um currículo menos qualificado. ‘’ A diferença, que tende a zero com o passar do tempo, nada tem a ver com a discriminação sexual, mas com qualificação’’, completa.

‘’Por este mesmo fator é que a presença de mulheres no topo da pirâmide organizacional ainda é um fenômeno raro e digno de nota quando acontece.’’

Das 500 maiores empresas brasileiras, apenas 5% tem mulher como seu executivo principal. Não é apenas a mesa de trabalho que fica diferente quando a cadeira de CEO é ocupada por uma mulher. Mudanças culturais e no ambiente de trabalho também são percebidas. Aos poucos alguns valores femininos começam a ser absorvidos pelas companhias, como a importância do relacionamento interpessoal, da cooperação no lugar da competição.

A essência da Administração, Marcio Coelho, 2008, N- chamada bibliot.. 658 C 672

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com