TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da República

Por:   •  27/11/2015  •  Dissertação  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Da República, Cícero.

Nos mostra uma admiração pelo amor pátrio, se tendo uma busca pela peça essencial de uma organização política que possa ser adotada de uma maneira em que todos os indivíduos estejam inseridos e formem um governo popular, construindo um caminho por meio da comunicação entre as pessoas, pois é necessário que haja uma virtude dentro do indivíduo e que por meio do seu crescimento, a sociedade venha a se desenvolver e formar o estado.

Cícero vê o homem constituído de virtude e considera como uma verdadeira República, aquela em que se possa predominar a justiça e o bem comum para todos, onde qualquer tipo de acordo possa ser cumprido com honra e clareza. As relações entre as próprias pessoas devem ser honestas e fiéis no que resulta em um dever, e quem não há cumprir estará ferindo as responsabilidades e deveres de outra pessoa.

O compromisso de responsabilidade e lealdade deve ser descentralizado, onde todos os cidadãos estejam inteiramente sendo leais perante as leis e ao estado no que irá se torna em uma obrigação, quando realmente for reconhecida por todos. No entanto se o individuo não reconhecer essas leis e não for justo, é natural que o estado não possua também o mesmo senso e não se torne justo perante a este individuo.

No Republicanismo Cícero observa que o governo aplica restrições ao poder coercitivo e aos governantes que ficam sujeitos pelas mesmas leis que os próprios cidadãos governados, querendo dizer que se o povo faz as suas próprias leis, o mesmo terá uma limitação no seu governo. Na perspectiva de Cícero ele defende um governo misto que seja representativo e claro, havendo uma democracia no âmbito de se gerar uma cidadania mais informada, educada e promissora.

O interesse do povo vai ser formado por aquelas pessoas que estão, ligadas por um laço que se refere à justiça e a uma parceria do bem comum entre todos, no que justifica beneficiar as relações sociais, na confiança e na união vivendo em igualdade sob uma mesma lei e um mesmo governo. Cícero acredita em um governo misto representado por grupo constituído de homens simples ou comum que formam um pacto e uma promessa, pois de acordo com ele, os governos são mais equilibrados e mais estáveis.

Portanto Cícero busca seu entendimento político, nos laços naturais e simples, em que o curso político possa ser tomado por pessoas que possuam razão e através do diálogo todos os indivíduos se manifestem e se associem, formando o conceito de república, construindo suas ideias e exercendo em igualdade todos os seus feitos, mas para que isso continue é necessário que os homens elevem a república progressivamente para formar uma união popular mais ampla e benéfica perante todos os seus integrantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com