TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Que Maneira Pode Se Pensar A ética Dentro Das Organizações

Monografias: De Que Maneira Pode Se Pensar A ética Dentro Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

De que maneira pode se pensar a ética dentro das Organizações?

Atualmente nas relações empresariais tem-se a identificação de que a ética pode ser considerada uma essência de sucesso para as organizações modernas. Esta essência apresenta-se por meio das ações entre agentes empresariais, como por exemplo, clientes, fornecedores, concorrentes e entre os próprios colaboradores da empresa.

O agir com ética, nesse contexto, significa agir de acordo com determinadas regras e preceitos. Porém verifica-se que muitas empresas divulgam regras, ou até mesmo códigos de ética, mas não os cumprem. Com isso observa-se a dificuldade de se coordenar o discurso com a prática diária.

Normalmente, o mundo de uma organização é rodeado por conflitos, por choques entre interesses individuais e, muitas vezes, entre esses e os da própria organização, de modo que a ética servirá para disseminar relações conflituosas, colocando limites e parâmetros a serem seguidos.

A ética é fundamental dentro de uma organização, pois a partir dela se tem os ideais de comportamento e procedimentos que vão servir de modelos e exemplos a serem seguidos ou recomendados.

A ética profissional e consequentemente das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas, tanto das pequenas quanto das grandes empresas.

A conservação da imagem empresarial é fator crítico de sucesso para a organização. A presença da ética na cultura organizacional facilita esta conservação, imprimindo uma imagem sólida e transparente no mercado.

Quando a ética não faz parte dos pilares da organização, algumas ferramentas podem ser desenvolvidas com tal finalidade. Ou ainda, quando um colaborador não apresenta valores éticos na sua conduta pessoal, a empresa pode ajudar a desenvolvê-los.

A ética dentro da Administração está sendo discutida frequentemente em virtude da reflexão sobre as situações relacionadas com o negócio das empresas, a forma como a empresa vende seus produtos, relaciona-se com o governo ou enfrenta a concorrência define a conduta da empresa.

As organizações estão percebendo a necessidade de utilizar a ética, para que o "público" tenha uma melhor imagem do seu "slogan", que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes.

Assim, é relevante ter consciência de que toda a sociedade vai se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo. Se a empresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com