TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decifrando o Governo Lula

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Na Unidade II da disciplina “Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro”, as páginas 70 a 79, abordam o Primeiro e o Segundo Governo Lula. Esses Governos se caracterizam por sua ênfase nas Políticas Compensatórias e Distributivas ocorridas no período. Estudos apontam que o Governo Lula, se caracterizou como um governo de inclusão social, adotando inúmeras medidas de proteção social.

Veja o Documentário Luís Inácio Lula da Silva e leia o Artigo “Decifrando o Governo Lula”, de Fernando Perlatto. Em seguida, elabore uma síntese deste texto.

Em 1986 Luiz Inácio “Lula” da Silva é eleito deputado federal por São Paulo, em 2002 é eleito Presidente da República e reeleito em 2006. Os dois mandatos de Lula introduziram um novo cenário político, sendo alvo de debates conceituais e especulativos sobre seus principais desdobramentos.

Durante seu governo fez questão de afirmar, inclusive antes da posse que não faria nenhuma mudança de rota que pusesse em risco a estabilidade econômica do país, garantida no governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso. No entanto, além da estabilidade econômica, o governo Lula unificou os já existentes programas de proteção social em torno do Programa Bolsa Família.

Em 2012 foi lançado um estudo onde foi constatado que a inclusão social no Brasil cresceu, especialmente a partir de 2003, mais aceleradamente que o crescimento econômico. Tal constatação é possível quando a política de distribuição alimenta o crescimento econômico e através da inclusão social. Assim, não é somente crescimento econômico é desenvolvimento humano que vem reduzindo o quadro histórico de desigualdade e disparidade social do Brasil e com reconhecimento no mundo todo.

Analisando a história política brasileira são notadas algumas semelhanças entre os governos de Getúlio Vargas e Lula. Sader aponta que ambos os presidentes deram prioridade às políticas sociais com discursos diretamente ligados aos âmbitos populares. À vista desse ponto de vista, Emir Sader analisa o governo Lula como atravessado por rupturas e continuidades, caracterizando a denominada “era híbrida”, abrangendo a novas possibilidades de avanços para a construção de um projeto de superação ao neoliberalismo (SADER, 2010 apud PERLATTO, 2015:259).

José Maurício Domingues revela que Lula representa a ascensão do povo ao poder, uma vez que ocorreram mudanças significativas na sociedade, em decorrência da ampliação de políticas direcionadas ao combate à pobreza – programa Bolsa Família, aumento do salário mínimo, formalização de empregos e expansão do crédito. Consequentemente houve uma recuperação do crescimento econômico, perpetrando um aumento da resistência da economia brasileira aos choques externos, possibilitando uma reinserção do país nas relações comerciais internacionais com uma atitude mais assertiva (PERLATTO, 2015:262)

Paradoxalmente, de acordo com Ruy Braga, os movimentos sociais que se apresentavam com postura crítica e combativa, estariam agora acomodados com as posições e vantagens alcançadas, bem como as massas estariam conformadas com a “hegemonia lulista”, tendo sido seduzidas pelas políticas de redistribuição de renda. (PERLATTO, 2015:267)

Baseado nos julgamentos controversos, o governo Lula seria marcado pelo conservadorismo político, estando limitado por compromissos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com