TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 2ºBimestre

Artigo: Desafio Profissional 2ºBimestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  4.066 Palavras (17 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 17

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA

CIENTÍFICA

PROFESSOR (A): JUSSARA GALLINDO

2º SEMESTRE 2013

Poços de Caldas

ALUNO: Daniele Imaculada Gomes ferreira

TURMA: 4° A 2013

Curso: Administração

DATA: 16 / 10 /2013

Turno Matutino

ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADE

TEMA: Sustentabilidade na construção civil: como o administrador pode influenciar no processo de sustentabilidade socioambiental.

1-Como começou a sustentabilidade e ela possui grandes impactos nas construções civis?

2-O que acontece com os resíduos gerados pelas atividades construtivas?

3-Como aplicar os critérios de reduzir, reutilizar e reciclar na construção civil?

4-È necessário a mão-de-obra qualificada para construções ecológicas?

5-Qual a diferença dos materiais ecológicos para o convencional?

6-Quando surgiu à idéia de usar materiais ecológicos, há uma necessidade de inovação nos dias atuais?

7-Como é feito a reutilização de materiais na construção civil?

8-Quais são os benefícios de uma construção civil mais sustentável para o meio ambiente?

9-A Sustentabilidade apresenta desafios para a sociedade e organizações?

10-Qual a contribuição da administração sobre um processo de gestão de empreendimentos sustentáveis?

1-PALAVRA- CHAVE: Conceitos teóricos da sustentabilidade

PEREIRA, Gustavo Menoncin de Carvalho. Sustentabilidade socioambiental: um estudo bibliométrico da evolução do conceito na área de gestão de operações. Prod., São Paulo, v. 21, n. 4, 2011. Disponível em

. Acesso em 09 out. 2013.

Resumo: A Sustentabilidade Socioambiental (SS) apresenta desafios para organizações, governos e sociedade, tanto para a compreensão de seus conceitos teóricos quanto para a transformação de seus pressupostos em práticas operacionais e administrativas. Pesquisadores e organizações têm procurado conceitos, modelos e ferramentas, num esforço de adaptação ao novo paradigma, inclusive Gestão de Operações (GO). Neste artigo, é apresentada uma pesquisa bibliométrica, com o objetivo de investigar a presença do tema SS nos artigos do International Journal of Operations & Production Management e traçar um paralelo da pesquisa realizada com artigos publicados em periódicos brasileiros relevantes de GO. Os resultados deste trabalho apontam a evolução de SS em GO e identificam os principais temas abordados em SS. A principal conclusão é de que as cocitações envolvendo SS vêm crescendo em GO, posicionando o tema próximo à discussão de Estratégia de Manufatura.

PALAVRA-CHAVE: Sustentabilidade socioambiental. Gestão de operações. Estudo bibliométrico. Visão baseada em sustentabilidade. Cadeia de suprimento verde.

Questões:

a) Qual a relevância deste trabalho científico para o meu tema?

Resposta: A relevância deste trabalho para o meu tema é a busca de conceitos teóricos e de suas transformações operacionais e administrativas. E também as quebras de paradigmas junto a Sustentabilidade Socioambiental.

a) Quais as perguntas este trabalho

científico pode me ajudar a responder no meu trabalho?

Resposta: Ela ajuda a responder se a Sustentabilidade apresenta desafios para a sociedade e organizações.

2-PALAVRA CHAVE: Preocupação ambiental

CZYKIEL, Renata. Inserção da sustentabilidade no processo de formação do administrador: desvendando possibilidades. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Mestrado. Rio Grande do Sul. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 out 2013.

Resumo: A preocupação com as questões ambientais e sociais vem aumentando ao longo dos anos, principalmente no que se refere à busca pela redução dos impactos causados pelo homem. Nesse contexto, têm sido discutidas formas de inserir a Sustentabilidade na vida dos cidadãos e nas decisões das organizações, visando aliar o crescimento econômico com a conservação do meio ambiente e com a equidade social. Os administradores, devido às funções que desempenham em seus postos de trabalho, têm a oportunidade de incluir em suas decisões e atitudes princípios da Sustentabilidade, desencadeando uma mudança que inicia dentro das organizações e reflete na sociedade. É no sentido de contribuir para a formação de um profissional ético e responsável que a inserção da Educação para a Sustentabilidade na formação do gestor foi tema deste trabalho. O objetivo principal foi de explorar possibilidades que permitissem relacionar de forma direta o tema Sustentabilidade nas diferentes áreas de atuação do Curso de

Graduação em Administração da Escola de Administração da UFRGS. Para isso foi realizada uma pesquisa inicial por meio de questionário com alunos do final do curso a fim de conhecer o que pensam sobre a Sustentabilidade na sua formação e no mercado de trabalho. Em uma segunda etapa, foram analisados os programas de todas as disciplinas do curso para mapeamento dos conteúdos com maior relação direta com a Sustentabilidade. Foi selecionada uma disciplina de cada área (Finanças, Marketing, Administração Pública, Produção e Sistemas e Recursos Humanos) e um ou mais tópicos em cada uma delas para realização de uma aula por parte dos pesquisadores incluindo questões relacionadas com Sustentabilidade. Ao final de cada aula os alunos responderam a um questionário e aos professores responsáveis foi solicitado um depoimento. Para realização do estudo foram utilizados os métodos de análise documental e de pesquisa ação e os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados revelam que estudantes acham importante que a Sustentabilidade seja abordada durante o curso de Administração e que a demanda por esse tipo de profissional existe e irá aumentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com