TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - Relatório Social

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DESAFIO PROFISSIONAL

RELATÓRIO SOCIAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS; PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II.

TUTOR(ES) A DISTÂNCIA (EAD): MARIA EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA; HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO; HELIANDRA LINHARES.

NOME:     – RA: – Turma N40

NOME:  – RA: – Turma N40


2015

RELATÓRIO SOCIAL

TÉCNICO(S): (André Silva - Assistente Social / UBS de Valdenópolis)

DATA: (14/10/2015)      

1-IDENTIFICAÇÃO

NOME: Francisco de Assis de Sousa

DATA DE NASCIMENTO: 02/02/1999                      IDADE: 16 anos

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO: Sem Documentação

NATURALIDADE: Valdenópolis                                NACIONALIDADE: Brasileiro

NÍVEL DE INSTRUÇÃO: Ensino Médio Incompleto.

PROFISSÃO/OCUPAÇÃO: Realiza pequenos trabalhos “Bicos” e neste meio se prostitui, estando assim em situação de exploração sexual.

LOCAL ONDE VIVE ATUALMENTE: Morador de rua, sendo que às vezes consegue dormir na casa de algum amigo.

TELEFONE: Não possui e não tem números de contatos de terceiros.

2-INSTRUMENTAIS UTILIZADOS:

O adolescente foi entrevistado, tendo como base o Formulário de Atendimento Individualizado. Logo após, realizado os encaminhamentos para as unidades.

3-PROBLEMÁTICAS IDENTIFICADAS NO ATENDIMENTO:

O Adolescente Francisco de Assis de Sousa (16 anos) compareceu a UBS de Valdenópolis machucado e com feridas, o mesmo estava com a roupa rasgada e ensanguentada, logo após o atendimento de emergência realizado pelo médico, foi feita a identificação do rapaz, sendo encaminhado para o Assistente Social, antes que o atendimento fosse iniciado a responsável pela unidade relatou que não era a primeira vez que o jovem sofria algum tipo de violência.

Francisco de Assis de Sousa (16 anos) optou por parar os estudos aos quinze anos, sendo assim expulso de casa pelo pai, que não o aceitava por ser homossexual, passando assim a residir nas ruas, sendo que às vezes conseguia dormir na casa de algum amigo. O adolescente possui outros familiares, mas que não residem na cidade, sendo que não os veem há muito tempo.

O Adolescente não possui renda fixa, mas realiza pequenos trabalhos “bicos” nas ruas e se encontra em situação de exploração sexual. No dia do atendimento o mesmo foi agredido de madrugada na esquina de um bairro esperando um “cliente”, quando apareceram alguns jovens munidos de pedaços de madeira, sendo espancado e agredido com palavras de baixo calão pelos mesmos, por causa de sua orientação sexual, sendo assim o adolescente não pôde se defender nem mesmo fugir, deixado na calçada desmaiado. Logo após uma prostituta que passava pelo local chamou o SAMU que o levou para a UBS.

O rapaz já tentou varias vezes arrumar emprego, mas por não possuir documentos de identidade e nem formação profissional não conseguia um trabalho digno, e devido a sua orientação sexual, o mesmo se sentia rejeitado.

   

4-HISTÓRIA DA SITUAÇÃO DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL

O adolescente é viciado em drogas, pois o mesmo faz uso do crack, até o momento não era acompanhado por nenhuma unidade.

5-MOTIVO DA PRESENTE INTERVENÇÃO:

O adolescente se encontra com os vínculos familiares rompidos, necessita retornar aos estudos, se encontra em situação de exploração sexual, risco social e violações de direitos, sendo este morador de rua e viciado em drogas como o Crack.

 

6-SÍNTESE / PROPOSTA/ ENCAMINHAMENTOS (UTILIZE TODAS AS REFLEXÕES FEITAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO).

Encaminhamos o adolescente Francisco de Assis de Sousa (16 anos) para que seja acompanhado primeiramente pelo Conselho Tutelar do Município. Em seguida encaminhado para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, pois o rapaz se encontra em situação de Risco Social, explorado sexualmente e com os vínculos familiares rompidos e o mesmo é usuário de drogas, estando exposto a qualquer tipo de violência, dessa forma deverá ser realizadas as visitas domiciliares com os familiares para fortalecer estes vínculos.

Por se tratar de um usuário de drogas, fazendo uso do crack, tendo em vista o mesmo necessitar de atendimento especializado o encaminhamos para Centro de Atendimento Psicossocial CAPS.

Visto o interesse do adolescente em voltar a estudar e ter uma formação profissional, o encaminhamos para o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, para que o acompanhe em sua matricula escolar e que em seguida seja incluindo e um curso profissionalizante ofertado pelo Município para que assim o jovem seja inserido no mercado de trabalho. Solicitamos também que este CRAS o encaminhe para fazer todos os documentos necessários, e que o mesmo acompanhe a família.

7-FUNDAMENTAÇÃO DA PRESENTE INTERVENÇÃO:

A fim de garantir os Direitos da Criança e do Adolescente previsto pela Constituição Federal e assegurados pela Lei nº 8.069, de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com