TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.898 Palavras (16 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO DE APOIO PRESENCIAL - FORTALEZA 23020

TUTOR (a): ME. LINDOLFO A. MARTELLI, MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA, MA. ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES, LAURA SANTOS.

SERVIÇO SOCIAL

ANA BEATRIZ DA SILVA RIBEIRO – RA: 2856160670

DISRAELLY SOUSA CALAÇA – RA: 1890624466

INGRIDY GABRIELY MARQUES DA SILVA – RA: 1906632614

MARIA SUELY SOBREIRA DE ARAÚJO – RA: 1862621386

DESAFIO PROFISSIONAL: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAS – SUAS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL, POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA).


FORTALEZA - CE

2017


ANA BEATRIZ DA SILVA RIBEIRO – RA: 2856160670

DISRAELLY SOUSA CALAÇA – RA: 1890624466

INGRIDY GABRIELY MARQUES DA SILVA – RA: 1906632614

MARIA SUELY SOBREIRA DE ARAÚJO – RA: 1862621386

DESAFIO PROFISSIONAL: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAS – SUAS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL, POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA).

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientador(a): Cibele Regina Barbosa da Silva

FORTALEZA - CE

2017


SUMÁRIO

  1. Introdução..................................................................................................... 04
  2. Desenvolvimento........................................................................................... 05
  1. Mapeamento da Rede....................................................................... 05
  2. Pesquisa Bibliográfica sobre o trabalho em rede........................... 14
  3. Desafios e dificuldades da Regional de Saúde.................................15
  4. Conceito de rede e a importância do processo de mobilização, capacitação e fortalecimento das organizações...............................21
  1. Considerações Finais.....................................................................................22
  2. Referências.....................................................................................................23

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a busca de práticas com atuações intersetoriais, assegurando o acesso e a efetivação de direitos sociais apresentando assim um mapeamento da rede de serviços de uma determinada política pública, compreendendo identificar novos atores na gestão dos serviços públicos, com a influência dos principais desafios e das dificuldades de um trabalho em rede. O objetivo desse trabalho é realizar uma análise que aborde conceitos relacionados a uma determinada rede pública, que tem o desafio de relacionar com a importância do processo de mobilização, capacitação e fortalecimento das ordenações para implementar ações em rede que põem visto a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades e contribuem para o desenvolvimento local.  O trabalho está organizado em alguns tópicos. Ele aborda o mapeamento com um breve histórico e a forma de organização da rede, a composição da equipe e o organograma da Regional de Saúde. Inclusive, uma pesquisa bibliográfica sobre o trabalho em rede com seus desafios e dificuldades da Regional de Saúde.

.

DESENVOLVIMENTO

1. MAPEAMENTO DA REDE: 

- Breve Histórico e a Forma de organização desta rede:

A Regional de Saúde é de origem pública e gratuita, sem fins lucrativos é uma Coordenadoria com responsabilidade de gerir os processos e demandas da área da saúde (organização, controle, acolhimento, insumos, infraestrutura, etc.). Coordena as atividades de 21 Unidades de Atenção Primária à Saúde, 02 Centros de Atenção Psicossocial e 02 Hospitais municipais. Atualmente está ligada à Secretaria Municipal de Saúde sendo desmembrada administrativamente da Secretaria Regional V na atual gestão do Prefeito Roberto Claudio.

A Secretaria Regional V, outrora chamada de Secretaria Executiva Regional V, teve seu surgimento em 1997, através da promulgação da lei nº 8000, de 1º de janeiro. A lei implantada propiciou a divisão da administração municipal em seis regiões formadas individualmente por bairros circunvizinhos que apresentam semelhanças em termos de necessidades e problemas. Um dos objetivos da lei foi promover a descentralização da gestão e uma consequente intersetorialidade que possibilitou o serviço público ser planejado de forma integrada e articulada, superando a fragmentação das políticas públicas,entre saúdeeducaçãoserviçosocialculturaesportelazertrabalhorenda e habitação.

A Coordenadoria Regional de Saúde (CORES), inserida no espaço físico da Secretaria Regional V, tem como meta ser um serviço de referência para resoluções de problemáticas advindas do território e demandas dos usuários da política de saúde. Tem por objetivo proporcionar às Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), aos Hospitais Municipais sob sua governança, bem como aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) condições de oferecerem o melhor atendimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse arcabouço contempla também mecanismos de controle social e participação comunitária por meio do Conselho Regional de Saúde e Conselhos Locais de Saúde, conforme a lei 8.142/90.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (294.9 Kb)   docx (136 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com