TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenv. Pessoal

Trabalho Escolar: Desenv. Pessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente ocorrem diversas mudanças no mundo, que são interpretadas de maneiras diferentes por cada indivíduo; isso acontece devido à visão de mundo que cada pessoa possui. A visão de mundo consiste na maneira que vemos e interpretamos o mundo, e está ligada a todos os conhecimentos culturais e científicos que adquirimos durante toda a nossa vida, pois servem como base para formação de respostas e atitudes.

Dentre as mudanças contemporâneas citadas anteriormente, podemos destacar a Globalização que modificou significativamente as formas de produção e mercado de trabalho, consequentemente a vida e o perfil do trabalhador. As transformações foram tão grandes que levaram ao surgimento de novas categorias profissionais assim como o desaparecimento de algumas.

Todas estas mudanças exigem que tenhamos uma nova visão de mundo acerca das conseqüências e benefícios que estas inovações causam, da mesma forma que torna possível ao individuo o estabelecimento de novas metas de desenvolvimento pessoal e profissional. Para que haja este desenvolvimento é necessário exista uma compreensão de como construir seu projeto de vida.

O projeto de vida é distinto de um sonho. Ele é um método estratégico para atingir seus objetivos pessoais e profissionais, baseando-se em dados reais e bem arquitetados. Este projeto é pessoal e único, pois possui a influência dos conceitos e das características da personalidade da pessoa. O planejamento é essencial para a construção uma vida saudável e produtiva.

Em todas as fases de nossas vidas sofremos interações com as pessoas em diversos ambientes, evoluindo a cada fase. As interações são compostas por conceitos como: habilidades sociais (comportamentos para lidar com as pessoas no ambiente social) e marketing pessoal (manutenção de uma imagem positiva). No ambiente de trabalho é necessário que haja o cumprimento de competências como autocontrole emocional, capacidade de comunicação e capacidade de aprender.

A capacidade de comunicação é um aspecto essencial tanto no ambiente de trabalho como no familiar, pois é a maneira como expressamos o pensamento. É conhecida como comunicação eficiente aquela que atinge aos resultados esperados tornando possível a rápida interpretação do receptor da mensagem. Algumas vezes ocorrem falhas na comunicação que podem ser ocasionadas por distrações físicas, diferenças culturais, e muitas vezes pela escolha do canal utilizado para a conversa. A comunicação eficiente é facilmente alcançada quando existe segurança na fala e também a atenção para ouvir o outro indivíduo, tornando o diálogo construtivo e bem interpretado.

Durante as fases de nossa vida passamos por diversas escolhas e possibilidades de crescimento profissional. Um meio de atingir este crescimento é o processo seletivo, que se trata de um procedimento utilizado para fazer uma escolha exata do melhor profissional para atender aos requisitos da empresa. O documento exigido geralmente é o currículo, que informa claramente os seus dados pessoais, assim como seus objetivos e experiências profissionais.

A busca pelo emprego tornou-se uma questão estratégica atualmente, que deve estar contido no planejamento de vida, citado anteriormente. Ao procurar um emprego devemos reconhecer que estamos oferecendo nossos serviços, pois faz parte de nosso marketing pessoal, que é facilmente notado durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com