TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Ecomonico

Exames: Desenvolvimento Ecomonico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  148 Visualizações

PIB - Produto Interno Bruto

O produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região. O PIB tem o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

Existem duas diferentes nominações para o PIB, que é o nominal e real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado. Já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação. Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado.

O Produto Interno Bruto pode ser:

- PIB Agrícola: inclui o extrativismo vegetal e a pesca que conseguem atingir 7% da riqueza mundial, o baixo índice é explicado pelo baixo valor agradado.

- PIB Industrial: referente à produção industrial de um país, chega a atingir 25% da riqueza mundial. As boas condições das finanças de um país atraem investimentos estrangeiros e com isso aumenta a taxa do PIB.

- PIB Serviços: referente à prestação de serviços onde as operadoras de telefonia, os provedores de internet, as companhias aéreas, as instituições financeiras estão incluídas. É o setor que mais cresce, atingindo 90% do PIB Nacional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com