TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Thawane Aparecida Xavier

RA

9911153365

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


Introdução [pic 5]

Este trabalho tem por finalidade abordar de forma clara e sucinta a questão da globalização, conceito, onde podemos observar ela e sua correlação com o ambiente empresarial, a importância que se tem hoje em sempre estar atualizado integrado com outros povos.

Apresenta também o método outsourcing, seu significado e para que é utilizado, benefícios e malefícios que este método pode trazer consequentemente exemplo de empresas que implantaram o outsourcing e quais foram as observações adquiridas.

Finalizando com uma breve consideração de tudo que foi abordado durante a trabalho levantando uma analise critica.

.

Descrição das definições de globalização

Os processos de globalização veem se disseminado pelo mundo cada vez mais, pois nunca está estagnado, sempre há algo novo, atual na parte cultural, social, politica e econômica para ser implantando. Globalização é essa integração estre povos, estados que devem se adaptar a cada novidade.

Através deste fenômeno se tem troca de informações, pensamentos, conhecimentos, que servem de base para que haja essa integração. Um dos meios para que se tenha conhecimento novidades é a internet, disseminada pelo mundo ela traz informações a todos eles “conectados”, o telefone que com os dígitos certos você pode ligar para qualquer lugar, meios de transporte como o avião que pode te levar para um estado, país ou continente.

Não existem portas fechadas, ou barreiras para a globalização ela acontece naturalmente conforme a necessidade de novos meios.

No campo empresarial estar sempre atualizado e informado é essencial, não se pode fechar os olhos para isso, caso contrario será passado para trás.

Todos os dias surgem empresas novas com suas inovações, o mercado de marketing também esta mais acessível e atraente a seus consumidores, às vezes é buscado por menor preço do produto ou serviço que caem no gosto do público, mas se ter o diferencial como, atendimento, o ambiente da empresa/comercio, o produto ter algo distinto dos outros e ter um preço justo por tudo que é oferecido é na verdade oque os clientes deseja.

Definição de outsourcing

O outsourcing vem do inglês out- fora, sourc- fonte, como o próprio significado já aborda o outsourcing trás a ideia de “terceirização” de mão de obra, equipamentos especializados e até mesmo serviços na área de TI (Tecnologia da informação) e de Marketing.

Se equivalendo como terceirização deve se deixar claro que há diferenças, pois o outsourcing está relacionado mais com as áreas estratégicas da empresa, administrativa, Rh, financeira, já a terceirização em si é a parte que não requer um conhecimento específico técnico de como a empresa funciona, lógico que para se trabalhar de forma eficiente é necessário que, por exemplo, a faxineira, o porteiro saiba como é a demanda, funcionamento da empresa, porém quando dizemos em outsourcing é mais específica dentro da empresa, traduzida do inglês podemos relacionar a terceirização.

Este método tem como objetivo reduzir os gastos, e procura não ter tantas obrigações diretas com o empregado, todo acordo é feito com a prestadora de serviço e ela que fica incumbida de passar todas as informações e suporte a seus funcionários.

Como em todo método estratégico há seus riscos e benefícios, deve ser feito o acordo com uma prestadora eficiente, confiável que se saiba que cumpram com suas obrigações, que forneçam funcionários eficientes e confiáveis. Os benefícios são a minimização de gastos e até mesmo com o tempo que seria utilizado com recrutamento de funcionário e o fornecimento de treinamento para o mesmo.

Muitas empresas ao verem os benefícios satisfatório que tem este método implantaram em suas empresas o serviço de prestação de serviço relacionado à Tecnologia da Informação (TI) como a:

Bayer: Empresa atuante nas áreas centrais de saúde e agricultura. Desenvolvedora de moléculas para a utilização em produtos inovadores e soluções para melhorar a saúde das pessoas, animais e plantas.

British American Tobacco- (Souza Cruz): Atua desde a produção e processamento de fumo até a fabricação e distribuição de cigarros.

Shell: Fabricante de Lubrificantes, Marine e a Raízen, uma joint venture para produção de açúcar e etanol, geração de energia elétrica, suprimento e distribuição de combustíveis para o varejo e comercial.

[pic 6]

Figura1: Logotipo das empresas respectivamente– Bayer, Souza Cruz e Shell.

Estudo de caso

A Danone é uma empresa de origem francesa, presente em mais de 120 países veio para o Brasil em meados de 1970 e até hoje podemos observar sua marcante presença na mesa dos brasileiros.

Atua no mercado oferecendo produtos lácteos frescos nutritivos e saborosos que é o seu forte, mas trabalha também no fornecimento de água (Evian e Volvic) e nutrição infantil.

Em busca de inovar a Danone possui trabalhos voltados para a sustentabilidade: projeto sócio ambiental que visa menor emissão de gás carbônico e uso de embalagens mais sustentáveis.

Ela desempenha também projetos de...

“... monitoramento de Excelência Operacional, Domínio Danone e Programa de Excelência em Transportes (PET) que avaliam e monitoram indicadores relacionados a temas como: redução de perdas, redução de consumo de água e energia, separação e destinação correta do lixo, sensibilizações de funcionários, qualidade de vida, segurança e saúde no trabalho e emissões de gases efeito estufa da frota”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (262.3 Kb)   docx (487.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com