TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Ensaios: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp Interativa

Pólo – Barra do Corda – MA

Curso – Serviço Social

Cadeira – Desenvolvimento Econômico

Período - 5º Semestre

Professora – Helenrose A. Da S. Pedrodo Coelho

Nome Tutor Presencial – Maires de Sousa dos Anjos

Nome da Acadêmicos

• Elessandra Ferreira Freitas

ARTIGO CIENTÍFICO

TEMA: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E

SOCIAL: UM CENÁRIO EM CONSTRUÇÃO

Barra do Corda – MA

13/06/2013

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL: UM CENÁRIO EM CONSTRUÇÃO

1. RESUMO:

O presente artigo trabalha a importância do Desenvolvimento Social e Econômico no cenário de Globalização na atualidade, enfatizando o assunto supramencionado, buscamos encontra informação solida a respeito dos efeitos da chamada globalização nos aspectos sociais que agem diretamente na vida das pessoas. Assim fazem um comparativo do desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul (BRICS) e evidenciando a influencia do bloco econômico na economia mundial. A partir de pesquisa bibliográfica, buscamos reunir algumas abordagens significativas e refletir sobre autores contribuintes com o tema.

PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento social, cenários econômicos e globalização.

1. ABSTRACT

This article deals with the importance of the Social and Economic Development in the backdrop of globalization today, emphasizing the subject above, we seek to find solid information about the effects of so-called globalization on social aspects that act directly on people's lives. So make a comparison of the economic development of countries of the grouping Brazil-Russia-India-China-South Africa (BRICS) and showing the influence of the economic block in the world economy. From literature, we seek to gather some significant approaches and contributing authors to reflect on the theme.

KEYWORDS: social development, economic scenarios and globalization

I - INTRODUÇÃO

Durante a realização deste trabalho foi necessário pesquisas bibliográficas para que pudéssemos encontra as respostas aos questionamentos do tema em estudo, comparando as diferentes visões e as principais teorias econômicas de vários autores brasileiros no sentido de trazer alguma contribuição para o debate sobre o tema proposto.

Atualmente a expressão crescimento econômico e social tem ocupado lugar de destaque na imprensa escrita e falada, expressada, principalmente, pelo valor atribuído ao PIB. Pois o PIB é um indicador para medir a atividade econômica do país. Quando há queda de dois trimestres consecutivos no PIB, a economia está em recessão técnica. Os economistas costumam dizer que o PIB é um bom indicador de crescimento, mas não de desenvolvimento, que deveria incluir outros dados como distribuição de renda, investimento em educação, entre outros aspectos. Outro também citado que tem uma dimensão econômica é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que apresenta uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano:

1- A renda, medida pelo o PIB corrigida pelo o poder de compra da moeda de cada país;

2- A longevidade, medida pelos os números de expectativa de vida ao nascer;

3- A Educação, avaliada pelo o índice de analfabetismo pela a taxa de matricula em todos os níveis de ensino.

Outros dois menos citados e o Índice de Gini, que é utilizado para fazer, uma analise da distribuição de renda, este é um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade. E a curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela a renda.

Entretanto, o indicador monetário que parece ganhar mais proeminência nos últimos anos rompeu radicalmente com essa ideia inicial de corrigir o PIB. Principalmente ao assumir que o crescimento econômico deve ser visto como crescimento de riqueza per capita, e não de crescimento de produto per capita, já que o PIB não inclui a depreciação de muitos ativos, como a degradação de ecossistemas. Assim, o PIB per capita pode crescer ao mesmo tempo em que a riqueza per capita diminui. “O PIB pode ser um índice inapelavelmente enganoso de bem‑estar humano”, diz Dasgupta (2005, p. 98).

II – DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

Durante muito tempo os conceitos de crescimento e de desenvolvimento econômico foram utilizados como se fossem sinônimos. No entanto, esta identidade não e verdadeira, e começamos a discussão conceitual deste trabalho tentando estabelecer as diferenças que existem entre os dois conceitos. O crescimento e aferido apenas através de indicadores de quantum ou de quantidades, como por exemplo, o produto agregado nas suas diferentes formas de aferição (PIB agregado, Renda agregada), ou de um destes agregados expressos em termos médios. Desenvolvimento econômico e um conceito bem mais abrangente do que o mero crescimento do produto agregado de um país, de uma região ou de um estado ou município. Com efeito, para Furtado (1983), o conceito de desenvolvimento econômico implica bem mais do que o mero crescimento econômico ou a acumulação de capital. Desenvolvimento econômico para este autor, esta além da capacidade produtiva do sistema social, e implica numa irradiação do progresso econômico para o grosso da sociedade. Ignacy Sachs (2004: 38), afirma que costuma distinguir crescimento de desenvolvimento, não hesita, entretanto em acrescentar adjetivos ao desenvolvimento e ao crescimento que tornem o pensamento mais claro. Para ele existe um desenvolvimento includente e um crescimento excludente ou concentrador:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com