TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Dissertações: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 15

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

Desenvolvimento Econômico

Atividade apresentada à disciplina Desenvolvimento Econômico do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera para obtenção parcial de nota do 5º período.

São Luís - MA

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um artigo científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do agrupamento Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, ou seja, os países do BRICS, evidenciando a influencia do bloco na economia mundial.

Os países acima citados apresentam significativas oportunidades de desenvolvimento, bem como diversas características e desafios bem similares. Estes países apresentam significativas oportunidades de desenvolvimento, além de diversas características e desafios bastante similares. O nosso objetivo será identificá-los e analisá-los para melhor entender os possíveis caminhos para a realização de seu potencial de desenvolvimento econômico e social. Para isso apresentaremos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), PIB por habitante, o Índice de Gini e a Curva de Lorenz.

O desenvolvimento econômico entendido como o crescimento econômico (aumento do PIB per capita), acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população (aumento do índice de desenvolvimento humano) e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia (diversificação e integração de sua matriz produtiva) é um objetivo almejado permanentemente pelas sociedades.

DESENVOLVIMENTO

O CONCEITO HISTORICO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Entendemos como PIB o valor agregado na produção de todos os bens e serviços durante um ano dentro de suas fronteiras. O PIB per capita corresponde à divisão desse valor pela população desse país. É considerado um indicador eficaz para a avaliação da renda de um universo amplo, como países e unidades da Federação. Esse critério é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mundialmente para o calculo do IDH-R dos países e dos estados. Quanto ao município o uso PIB per capita é inadequado, pois, nem toda renda produzida na área do município é apropriada a população residente, então se usa a alternativa do cálculo da renda municipal per capita, que permite uma desagregação por cor ou gênero da população. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo... A medição foi aplicada no mundo e, conseqüentemente, no Brasil em 1948, ficando em seguida sob responsabilidade do Fundo Monetário Internacional (FMI) – que tratou de espalhar seus conceitos às nações. O método moderno de aferição do desempenho dos diversos setores da economia foi estabelecido pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991).

A Curva Lorenz é uma curva que expressa à relação entre a proporção de pessoas com renda pelo menos tão elevada do que determinado valor e a proporção de renda recebida por essas pessoas. A curva de Lorenz também conhecida como curva de concentração de Lorenz consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que tem como objetivo ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou sociedade.

É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O gráfico consiste num diagrama onde um dos eixos é colocado a variável rendimento e no outro a população, ambos representados por classes percentuais. Nesse diagrama é então representada uma linha representativa da porcentagem de rendimento que cabe a cada grupo da população, permitindo fazer uma leitura do tipo: “o x% da população mais pobre detém y% do total de rendimentos”. Quanto mais afastado da diagonal estiver essa linha, maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior será a desigualdade na repartição do rendimento entre as famílias.

Este índice pode ser complementado pelo índice de Gini que quantifica o grau de concentração dos rendimentos.

O Índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Esse conceito é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), publicados anualmente pelo PNUD. Criado por Mahbub ul Haq(1934-1998) com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral sintética do desenvolvimento humano. Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e, no Brasil, tem sido utilizado pelo governo federal e por administrações regionais através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

O IDH foi criado para medir o índice de desenvolvimento humano dos países a partir de educadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (expectativa de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). Os valores variam de 0 a 1 (0 para nenhum desenvolvimento e 1 para desenvolvimento humano total). Os países que encontram com IDH até 0,499 são considerados com desenvolvimento humano baixo, com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados com desenvolvimento humano médio e com índices maiores de 0,800 são considerados com desenvolvimento alto. O IDH-M é um ajuste metodológico ao IDH Global, e foi publicado em 1998 (a partir dos dados do Censo de 1970, 1980, 1991) e em 2003 (a partir dos dados do Censo de 2000). Uma nova versão do Atlas, com dados do Censo 2010, está sendo produzida pelo PNUD. Indicadores complementares de desenvolvimento humano (IDH – IDHAD, IPM e IDG) Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (IDHAD). O IDH é uma medida média das conquistas de desenvolvimento humano básico em um país.

DESENVOLVIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com