TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Local

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Econômico Local. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

AO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Janaúba

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatística, Teoria Econômica, Metodologia Científica.

Professores: Vania Silva

Regis Garcia

Helenara Sampaio

Monica Silva

Marcelo Viegas

Regina Malassise,

Rodrigo Trigueiro

Janaúba

2013

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade descrever o conceito de estatística, falar sobre como ela vem utilizada no mundo moderno, sua importância e sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento, bem como a importância da qualificação profissional para o crescimento econômico tanto do trabalhador quanto da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

A estatística por meio da probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos? Sim. A Estatística é a ciência que se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos, de forma a modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão. Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela.

O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática estatística? Sim. Em função da própria definição de Estatística, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais. Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como consequência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas. Também se devem destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação linguística, na sociolinguística.

De que forma a Estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial? A estatística tem contribuído bastante para a tomada de decisões nas empresas, uma vez que as técnicas de coleta e tratamento de dados oferecidos pela estatística podem ajudar as corporações a responder diversos questionamentos como, por exemplo: como está o índice de satisfação de seus clientes? Como anda índice de conformidade em seus processos?..., Ou seja, a estatística tem aplicação fundamental no mundo corporativo.

Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral? Porque já está mais do que comprovado que o capital mais valioso de uma corporação é seus funcionários, uma vez que cada um carrega dentro de si o conhecimento e a experiência alcançada ao longo dos anos no realizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com