TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade social em sociedade

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

LIDIANE ROSE

OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO

DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL

[pic 3]

Paulo Afonso

2014

LIDIANE ROSE

OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO

DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Fundamentos hist. teóricos do Serviço Social III, Ética Profissional em Serviço Social, Fundamentos das Políticas Sociais e Administração e Planejamento em Serviço Social].

Prof. Paulo Sérgio Aragão, Clarice Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Rosane Malvezzi.

Paulo Afonso

2014

SUMÁRIO

Intrudução------------------------------------------------- 4

Desenvolvimento-----------------------------------------5

Considerações Finais-----------------------------------7

Bibliografia-------------------------------------------------8

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com o propósito de entender o que é política social e sua importância para a Assistência Social, que tem como instrumento de trabalho. Todos nós sabemos que a política social é de grande importância para uma sociedade. É também por meio da mesma que muitos direitos são adquiridos.

Já com a chegada da Constituição de 1988, foi implantado um estado de democratização, onde o mesmo assegura que seja exercido os direitos sociais – liberdade, bem estar, igualdade social. No tempo do feudalismo, a sociedade era dividida por classe, isto é, só tinha usufruía do direito as pessoas de classe alta, os burgueses.

A constituição de 1988 veio para o bem da nação brasileira, pois com a implantação da mesma, todos, independente de classe social, passaram a gozar do direito a saúde, moradia, lazer, educação, proteção à vida, entre outros.

DESENVOLVIMENTO

A política social na verdade não passa de uma legislação que foi criada com o propósito de garante os direitos sociais dos indivíduos, pois a mesma é fundamental para garante o bem-estar social dos cidadãos, pois nesta época a economia era baseada na agricultura e sem fala que a educação era pra poucos. No tempo do feudalismo, não havia necessidade de políticas sociais, visto que, os senhores feudais ofereciam aos camponeses proteção,comida, água e como recompensa, os senhores feudais tinham a mão de obra desses camponeses.

Foi daí que o estado teve a idéia de começar a planejar e formula regras para melhora ate a criação e manutenção de empresas estatais. Depois de tudo isso o Brasil deu inicio as primeiras tentativas de planejamento no pais.

Vejamos alguns dos planejamentos que foram planejados em nível nacional,isto se da historicamente ate os dias atuas.

  • Plano de obras e equipamentos que foi criado na época de 1939-1948 onde o mesmo tenha com missão ajudar a diagnosticar os problemas brasileiros como na superação do mesmo
  • Plano salte criado em 1950-1954 pelo governo de Dutra
  • Plano especial ocorreu de 1939 a 1944 o mesmo foi marcado pela primeira tentativa de colocar recursos e principalmente e construir industria
  • Plano trienal este foi o planejamento que marcou o governo de João Goulart
  • Plano decenal implantado em 1967 a 1976 este no vingou.

 Planejamento estratégico É muito importante para os empresário pois os mesmo facilitam muito a gestão de uma empresa

 Planejamento familiar É o planejamento que ajuda as pessoas a planejar o tamanho da sua família, este planejamento foi implantado no Brasil em 2007 aonde o mesmo vem oferecendo muitos tipos de contraceptivos para pessoas que não quer ter filhos.

 Planejamento escolar Este é um instrumento muito usado por um educador, para facilitar o seu trabalho.

 Planejamento econômico É um planejamento que deu inicio logo depois da II guerra mundial em alguns pais do ocidente com objetivo de criar  uma estratégica dentro de uma determinada empresa.

Dessa forma, existe balanço das principais perspectivas, que apesar de todos esses acontecimentos, quando se tem um reconhecimento das questões que são coerentes com as relações sociais, nesse contexto de produção, momento em que o trabalhador passa a assumir um papel político e até mesmo revolucionário. Ainda dentro de outras características que poderiam criar uma análise dessa parte, dentro dessa lógica a política social acaba por estigmatizar a população, quando as divide por idade ou por pessoas normais ou anormais e com isso eles conseguem transformar e reformar pensamento de desvio. No entanto, apesar de sua origem de defesa dos direitos dos trabalhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com