TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do nivel operante

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

DETERMINAÇÃO DO NÍVEL OPERANTE

Universidade região de Joinville - UNIVILLE

Curso de Psicologia

Ilair Silva Martinson

Mirian Pollyana Vitalino Sudre

Sabrina Barbosa Patricio

Análise Experimental do comportamento

Relatório n.1

Maio/2015

Turma B

Joinville- SC

2015

RESULTADOS[pic 2]

        

        O sujeito usado para os exercícios experimentais do comportamento é um rato criado em laboratório trazido de outra cidade para Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE – SC, a fim de ser usado para a matéria Análise experimental do Comportamento no segundo ano de Psicologia.  

Possui idade, aproximadamente, três meses de vida. O gênero do sujeito é fêmea. Suas características são: cor branca, com um comprimento (fuço até o término da cauda) de aproximadamente 35 cm.

O sujeito aloja-se no Biotério da UNIVILLE, tendo por condições restritas de acesso e manuseio. Sendo monitorado, e cuidadosamente alimentado em relação à privação de água quando há Exercícios que precise da privação dela.

As práticas de exercícios são realizadas no Laboratório Experimental no Bloco H, 2º piso. Constituindo bancadas para os grupos trabalharem com seus respectivos sujeitos, cada qual, orienta-se na bancada onde tem a Caixa de Skinner para manuseio.

1. Determinação do Nível Operante

        Inicialmente, a equipe 03 se dirigiu até o Biotério para levar o sujeito a ser trabalhado no Laboratório Experimental. A retirada foi realizada com cuidado, levando em conta que o ambiente estava chuvoso.

        O sujeito do qual se trabalhou na equipe 03, estava calmo, considerando que o sujeito não esteve privado de água, por ser realizado, posteriormente, o exercício Nível Operante, quando só se observa os comportamentos do sujeito dentro da caixa de Skinner. Algumas vezes, o sujeito, se agitou na caixa por causa do trajeto que se fez até o laboratório. No Laboratório sua gaiola foi colocada na bancada, enquanto que um integrante do grupo foi responsável por forrar a caixa de Skinner com Papel toalha, por precaução de dejetos do sujeito logo depois que entrasse na Caixa de Skinner.

        Com orientação, foi aberta, cuidadosamente a caixa de alojamento do sujeito para não se assustar. Analisou-se que o sujeito ficou eufórico e tentava se esconder em meio à serragem. Para isso, foi necessário colocar a mão de um integrante da equipe dentro do alojamento para o sujeito sentir o cheiro de sua mão, facilitando para o sujeito se acostumar com tal presença e fazer a transição para a caixa de Skinner de forma segura.        

        Depois desse contato de aproximação, demoraram-se, aproximadamente, cinco minutos para definitivamente conseguir agarrar o sujeito para transitá-lo. O sujeito deu alguns grunhidos, mas não fez nenhum movimento de estar disposto a morder, ou arranhar. O movimento foi rápido, e logo se fechou a porta da caixa de Skinner seguramente.

Tabela 1. Determinação do Nível Operante

Comportamento

Respostas

Taxa de respostas

Tempo

RPB

0

0

30'

Limpeza

32

1,06

30'

Erguer

26

0,86

30'

Farejo

73

2,43

30'

Parar

196

6,53

30'

Andar

37

1,23

30'

Fonte: Exercício 01 Nível Operante (2015).

        Percebeu-se que o sujeito estranhou a caixa que se encontrava. Andou e farejou por diversas vezes, aparentava estar em agitação. Na Tabela 1 pode-se averiguar que o sujeito teve respostas de Farejo 73 (setenta e três) vezes durante o tempo de 30 (trinta) minutos dentro da caixa até então desconhecida. Nas respostas de Andar, foram 37 (trinta e sete) vezes.

        Em nenhuma circunstância tocou o “click” em resposta Pressão à Barra, pois o sujeito apenas ergueu-se colocando suas patas na barra sem pressioná-la, por isso na tabela consta como Resposta RPB em valor zero.

        Os comportamentos tiveram uma sequência de respostas: Andar, Farejar e Parar. Poucas vezes houve respostas de Erguer e Limpeza, como consta na Tabela 1, foram 26 (vinte e seis) respostas de Erguer, e 32 (trinta e duas) de Limpeza ao todo.

        A partir do intervalo 13º durante os 30 (trinta) minutos, o sujeito mostrou comportamentos de respostas de Parar, consecutivas e outras intercalando com respostas de Farejar. No 19º, o sujeito se coçou por um tempo de quase 1 (um) minuto. Outro comportamento apresentado foi o de Roer alguns cantos da Caixa, no 21º intervalo.

        Logo depois, o sujeito fez xixi enquanto estava por pouco tempo parado no 22º intervalo, juntamente com respostas de Farejo. Já no intervalo 23º, notou-se uma crescente resposta de Parar até o intervalo 30º, último intervalo do exercício. Supõe-se que o sujeito deva ter se acostumado com a caixa.

Terminado o exercício, foi feito o procedimento de retirada do sujeito da caixa de Skinner para dentro da gaiola, novamente de forma segura e cuidadosa, aguardando o certo de que o sujeito não iria se assustar ou fugir. A retirada foi com sucesso, e pode-se levar ao Biotério novamente sem nenhuma variável fora do padrão em relação ao comportamento do sujeito com os integrantes da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com