TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Entre As Cautelares E A Tutela Antecipada

Trabalho Universitário: Diferenças Entre As Cautelares E A Tutela Antecipada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

RELATÓRIO SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE TUTELAS CAUTELARES E TUTELA ANTECIPADA

Conforme a orientação descrita na Atividade Prática Supervisionada deste sétimo semestre, a primeira etapa deste trabalho trata da apresentação de um relatório apresentando as distinções existentes entre as tutelas cautelares e a antecipação de tutela.

O que segue, é o relatório solicitado, com a estrutura de tópicos requisitada.

Conceito de Tutelas de Urgência

Tutelas de urgência são instrumentos processuais, criados pelo legislador, com escopo de preservar determinadas expectativas de direito, evitando a ulterior lesão destes no decurso do tempo.

É um gênero do qual se desmembra duas espécies: a antecipação de tutela e a medida cautelar.

Distinção entre liminar e medida de urgência

Liminar é uma expressão oriunda do termo latino “limine”, que quer dizer inicio, é normalmente utilizada como sinônimo das tutelas de urgência porque traz para o inicio do processo a tutela que só seria concedida no fim.

No entanto indicativos na doutrina apontando para a concepção de ser a liminar nada mais nada menos que a própria tutela antecipada, no entanto prefiro acolher a primeira concepção já exposta, isto porque a medida cautelar ou medida de urgência também pode ser aplicada ao principio de determinado processo antecipando os efeitos da sentença.

Medida de urgência nada mais é do que uma nomenclatura utilizada pela doutrina como sinônimo de tutela de urgência.

Trata-se, portanto de um gênero que se divide em duas espécies: antecipação da tutela e a medida cautelar.

Requisitos da Tutela Cautelar

A tutela cautelar ou medida cautelar possuíra alguns requisitos para a devida aplicabilidade. Existem requisitos genéricos e existem requisitos específicos dependendo da espécie de medida cautelar a ser utilizada (arresto, seqüestro, caução e outros).

Os requisitos genérico para aplicação das medidas cautelares são dois:

1º O “fumus boni iuris”: seria traduzido como “fumaça do bom direito” e corresponde a necessidade de que o caso concreto pelo menos aparente ser coerente com o direito posto.

2º O “periculum in mora”: traduzido por “perigo na demora”, este requisito visa apontar ao operador do direito a realidade de que se a tutela não for concedida poderá resultar em um dano a parte solicitante muitas vezes irreversível.

Os requisitos específicos de cada espécie de medida cautelar será observado no diploma processual civil nos artigos que dele cuidem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com