TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre administrador e empreendedor

Seminário: Diferenças entre administrador e empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Seminário  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Diferenças entre o administrador e o empreendedor

O administrador é um termo geral, que define o ato de administrar, ou seja, controlar, manter, delegar. Já o empreendedor é um termo que define o ato de empreender, ou seja, inovar, criar, ousar.

O administrador está relacionado aos processos gerenciais. Preocupa-se com o planejamento, organização e controle da organização. O empreendedor possui características extras, além dos atributos do administrador, e alguns atributos pessoais. A principal característica do empreendedor é detectar uma oportunidade e criar um negócio. O administrador possui visão abrangente da organização, orientando a planejar, controlar, analisar e resolver situações variadas, enquanto o empreendedor não tem medo de arriscar, possui foco no mercado, na inovação, na criatividade, transforma algo prático em oportunidades, vive o presente pensando no futuro.

Enquanto o empreendedor assume riscos calculados, o administrador age sempre com muita cautela. O empreendedor aprende com erros e falhas, enquanto o administrador procura sempre evitá-los. O administrador procura sempre responder ao seu supervisor, enquanto o empreendedor tem autonomia própria e preocupa somente com a satisfação de seus clientes.

O empreendedor é dirigido pela percepção de oportunidades, orientado pela ação, a tomar decisões rápidas e ao gerenciamento de risco. Já o administrador convencional, é dirigido pelos recursos atuais que tem sob controle, ao reconhecimento de várias alternativas, à negociação da estratégia e principalmente à redução dos riscos.

Vimos que mesmo com objetivos parecidos, o empreendedor sai na frente, pois é dele que parte a maioria das ideias. É dele também, a função de criar e inovar sempre para poder continuar no mercado. Ele tem melhor capacidade de raciocínio, por ter um preparo mais especifico. É estimulado a assumir os riscos e faz com muito gosto, só para ver sua empresa crescer. O administrador se prioriza com o setor mais interno. Gerenciando, organizando e colocando ordem em setores variados, ou seja, sua função é um pouco mais simples, pois ele já pega um projeto pronto, que já foi criado. Ajudando assim, organizar funcionários em seus respectivos setores.

O resultado da auto avaliação do nosso grupo, de um modo geral, foi bem satisfatória. Com pontuações variando entre 110 e 124. Com todos os membros do grupo apresentando importantes características empreendedoras. Destacando-se como principais pontes fortes, o comprometimento com as atividades a desenvolver, a determinação na busca pelos objetivos e resultados, a motivação na busca por crescimento e a superação dos desafios e barreiras impostas pelo mercado competitivo. Não deixamos de observar também, alguns aspectos que devem ser melhorados. Para que o perfil empreendedor esteja, a cada dia, mais completo. Dentre esses aspectos, destacamos a insegurança com o mercado atual, a pouca visão de futuro (elevada talvez pela pouca experiência na área), uma pitada de pessimismo e a falta de auto confiança. Nada que não possa ser corrigido e melhorado com a ajuda dos pontos fortes citados acima, determinação e motivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com