TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Processual Penal

Dissertações: Direito Processual Penal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Josefina foi indiciada em Inquérito Policial pela conduta tipificada no art. 123 do CP,Infanticídio, pois teria matado seu filho logo após o parto. No curso das investigações, a autoridade policial representou ao Juiz pela interceptação das comunicações telefônicas da indiciada, o que foi deferido. Durante a escuta, em uma conversa entre Josefina e uma amiga, foi descoberto que na verdade Josefina tomara remédios abortivos e que em razão disso o bebê nasceu prematuro e faleceu horas depois. Na Delegacia, enquanto aguardava a chegada do seu advogado, Josefina foi ouvida informalmente pela autoridade policial de plantão. O Delegado, sem comunicar a Josefina e sem informar dos seus direitos de permanecer calada, gravou a conversa, tendo Josefina confessado que havia tomado os remédios abortivos. Com base nesses elementos, o Ministério Público vai oferecer denúncia em face de Josefina pelo crime de aborto. Diga se isso é possível, analisando os elementos apresentados no caso concreto.

É possível porque a interceptação telefônica é prova lícita quando autorizada pelo juiz, conforme previsão da CF, art.5º, XII: “É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”.]

Entretanto, o mesmo não se pode dizer da prova adquirida pelo advogado através de gravação sem o consentimento da vítima, o que caracteriza prova ilícita.

EXERCÍCIOS SUPLEMENTARES

1 - (TJ/MS - Juiz de Direito Substituto de Carreira - Maio/2008) Assinale a afirmativa incorreta.

a) O silêncio do réu não importará em confissão nem poderá ser valorado pelo juiz em prejuízo da defesa para efeito de condenação, mas poderá ser valorado na fixação da pena-base no aspecto da personalidade do criminoso.

b) O réu tem o direito de entrevistar-se reservadamente com seu advogado antes de seu interrogatório judicial.

c) O réu tem o direito de permanecer calado, negar a verdade ou mentir durante seu interrogatório judicial.

d) Além de permanecer calado, o réu tem o direito de recusar-se a fornecer material para exame grafotécnico.

e) Se o réu não for previamente advertido de seu direito de permanecer em silêncio, tudo que disser em seu interrogatório poderá ser anulado posteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com