TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito hggythui

Por:   •  10/6/2015  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

IED_ HISTORIA DO DIREITO

A EVOLUCÃO DO DIREITO POSITIVO

  Secreto o conhecimento Direito, nos primeiros tempos,  inegistiam códigos ou leis manteve -se vigente graças á memoria dos sacerdotes guardado com muito zelo, que mantia sua posições sociais e privilegio. Muito tempo depois, surge a sentença o costume juridico, em algumas cidades a indiscrição de escriba revela segredos guardado pelos sacerdote, e em outras comunidade, reis-legisladores reduziram a escrito as principais senteças. A repetições de decisões, legitima pela autoridade do chefe os prolataram, tornaram-nas precendentes, obrigatorias, surgindo assim o costume.

O direito primitivo tinha carater religioso, era sagrado onde os sacerdotes ou reis-juizes invocavam divindades para saber como estava a verdade, procedendo assim acreditavam esses povos antigos, a paz social estava estabelecida.

FORMALISMO DO DIREITO ARAICO

O formalismo caracteriza o direito acaico, a vida social das sociedades antigas, as pessoas nao tinha direitos, que praticamente pertenciam o grupo. os direitos individuais e os contrato individuais so tardiamente apareceram no Egito e na Mesopotania.  A evolução juridica se processou pela passagem doregime de status para o regime de contrato. No seio da familia, a vontade do pater familias sobre todas as coisas a ela pertencentes.

O formalismos juridico compõe-se duas partes distintas; atos e palavras. A pricipio, o ato destaca-se; depois são mais importante as palavras fielmente pronuciada.  Da palavra ´´surgiu o direito; da formula ,a ação judicial´´

DIREITO EGIPCIO

Luta-se no estudo desse  direito com a deficiencia da fonte, sabe-se que a as terras eram do rei, podendo as castas privilegiada feis usufrui-las, pagando tributos altissimos a  Coroa. Os atos juridicos e decições juridicas desafiam os seculos em papiros o mais antigo que se conhece.

A autoridade do marido e patrio poder eram absoluto, o testamento desconhecido, entretanto permitia o direito egipcio que, por ato inter vivos , pudesse ser feita a doação de bens moveis a outrem, produzindo efeitos apos a morte do doador. Para garantiro doador, retinha em seu poder o docomento que comprovava, que com sua morte era entregue ao donatario.

Os atos juridicos eram celebrados com a observancia de formularios preestabelecidos. Havia atos solenes, celebrado por  escribas na presença de testemunha, autenticados com selo real  

autenticados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com