TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL.

[pic 3]

2013

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Ética, politica e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Politica e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I

Prof: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3

 

2 DESIGUALDADES...............................................................................................4

3 DIVERSIDADES...................................................................................................5                          

4 HOMOFOBIA........................................................................................................6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................7

6 REFERÊNCIAS.....................................................................................................8

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]


1 INTRODUÇÃO

        Esta produção textual apresentará o tema: Desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira e a questão da homofobia e diversidade sexual. A desigualdade  no Brasil,é um caso critico que infelizmente as autoridades não atentam para isso.Nós somos um país de muitas diversidades;cultural,religiosa,raça, classe social e sexo entre outros,essa diversidade causa violência muitas das vezes devido a falta de conhecimento.

                    A sociedade ainda não ta educada o suficiente para receber o novo, o diferente,existe muito preconceito o qual não permite que as pessoas vivam em armonia com o outro respeitando_o em suas diferenças e limitações.

                    A violência homofóbica é fruto de uma sociedade pautada numa visão heteronormativa.

                    Este trabalho tem como objetivo fazer uma analise critica      sobre a desigualdade,diversidade,    violencia na sociedade brasileira e a questão da homofobia e diversidade sexual,abordando as disciplinas de fundamentos historicos,teoricos e metodologicos do serviço social,antropologia, etica,política e sociedade e formação social,politica e economica no brasil.

2 DESIGUALDADES

        A desigualdade sociail é um problema que vem afetando a maioria dos paises,principalmente os menos desenvolvidos,a má distribuição de renda é o principal fator responsável pela   desigualdade na educação,saúde,classe social e  econômica.

 As pessoas de classe baixa são impossibilitados de crescer profissionalmente,pela falta de uma boa educação  e de uma oportunidade no mercado de trabalho. A  realidade no Brasil é preoculpante pois,enquanto poucos vivem com muito,muitos vivem sem nada.

         O Brasil precisa se restruturar,na sua forma de pensar e agir,criando leis de polícas públicas que funcione propocionando uma vida digna a todos sem restrição de raça,religião,cultura,sexo ou classe social,reconhecendo que independente de todas essas situações todos somos humanos e precisamos viver com mas dignidade.

As desigualdades sociais não são acidentais, e sim produzidas por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida social. Na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mão de poucos. Na política, a população é excluída das decisões governamentais dentre outros,  as desigualdades sociais são enormes, e os custos que a maioria da população tem de pagar são muito altos.  

 A sociedade também pode ajudar a mudar essa triste realidade que vivemos hoje,elejendo pessoas que tenham em suas propostas de governo combater essas desigualdades. Os governantes precisam estabelecer prioridades,que atendam as necessidades da população carente, hospitais,escolas e profissionais com capacidade para receber e atender a população,ruas,transportes onde se possa  trafegar com segurança,criar projetos que insentivam os jovens a estudar, para que no futuro sejam  profissionais brilhantes,projetos que tirem as pessoas das ruas do mundo das drogas e do crime,dando a essas pessoas o prazer de ver o mundo com “outros olhos”.

          A realidade em que a sociedade brasileira vive é lamentável,pois a maior parte dela vive num baixo níveo de pobreza  desumano,onde o probre já é visto como lixo,e as autoridades só tem olhos para eles quando chegam as campanhas eleitorais,pois precisam de seus votos.

3 DIVERSIDADES

        O Brasil é um país rico em diversidades,cultural,religiosa,sexual, racial e isso é muito bom, só falta as pessoas aprenderem a respeitar essas diferenças.

            Essa diversidade se deu com a migração de povos de outros países,e com as escolhas e opções de cada um de nós. O mundo seria tão sem graça se fóssemos todos iguais.

           A discriminação das pessoas em função de suas diferenças é uma realidade. Em vez de respeitar a diferença como um dos valores de maior prestígio para a humanidade, muitas pessoas consideram seu  modelo de vida  como melhor e superior aos demais.

          Caracterizam negativamente determinados padrões de diversidade e atribuem significados negativos as pessoas diferentes delas. Agen de forma preconceituosa de modo que faz com que as pessoas se sintam pequena e incapaz diante delas.

            Intolerância e preconceito são práticas que infelizmente não ficaram no passado,em pleno secúlo xxI persistem, quando falamos em diversidade sexual. Atitudes que muitas das vezes gera violência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com