TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Casos: Diversidade Cultural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

A. O que é diversidade cultural?

A cultura é um conjunto de práticas simbólicas que transmite sentimentos, atitudes, ideias e informações. A cultura insere um individuo ao meio social, mas o fato é que esse meio pode se dar em um determinado espaço/tempo, o que faz com que haja a ocorrência da diversidade cultural já que cada grupo social pertence ao meio regional com religiões, línguas, aspectos, danças, culinária e valores diferentes. O meio molda a cultura e a cultura insere o homem a sociedade dentro de seus padrões particulares.

Então diversidade cultural nada mais é que a diferenças de práticas que existem entre os vários grupos sociais e entre os homens.

B. Por que se tornou tão importante discutir questões sobre a diversidade cultural?

Abordar a diversidade nos permite ver o mundo com conceitos de pluralidade, exercendo um ângulo de visão ampla e diferente de abordagem quanto ao outro. Direciona-nos a uma busca: compreender o ponto de vista do outro; e permite que haja um entendimento com respeito as suas diferentes práticas culturais, o que irá proporcionar uma relação entre o eu e o outro.

C. Destaque no texto 1 (enredo da escola de samba X-9) as questões sobre a diversidade apresentadas pelo compositor da música.

Essa relação entre as diferenças culturais pode ser notória no enredo da escola de samba X-9, (no carnaval de 2013).

A escola destacou a diferença cultural como encantadora entre os continentes com suas peculiaridades de raças, crenças e símbolos. O enredo ainda faz relatos da luta pela liberdade na África; do alto grau de inteligência dos orientais; da devoção religiosa na Europa; e da beleza natural encontrada na América. Mas frisa a realidade de nosso país (que é multicultural), quando faz referência ao Brasil, como berço da diversidade.

D. Por que a autora do texto 2 afirma que as questões sobre diversidade precisam abranger a discussão política?

Já a professora Nilma Lino Gomes, em seu texto: Educação e diversidade cultural, defende que a discussão sobre esse tema deve abranger o setor político pelos seguintes fatos: quando estamos falando sobre diversidade estamos comparando semelhanças e diferenças sempre em relação ao um grupo.

Essa comparação sempre se refere a um padrão ou uma norma que se faz presente a um grupo cultural, que cria estereótipos de beleza, linguagem, classe social dentre outras.

Como é dever da política zelar pelo bem comum dos indivíduos e proporcionar a convivência em harmonia, é que a autora entende como fundamental o envolvimento político no que diz respeito a diversidade cultural.

Aliás, é um slogan do Governo federal: “BRASIL, UM PAÍS DE TODOS”.

E. O que é “o outro”?

No que diz respeito a discutir a diversidade cultural sempre teremos como objeto de discussão o “outro” em relação a nós e nossos costumes.

O “outro”, é o ser diferente em relação aos nossos costumes, tradições,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com