TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Trabalho Universitário: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

COMO ABORDAR O TEMA DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autora: Prof.ª Ms. Maria da Paz Alvim de Souza

E-mail: mapaz17@hotmail.com.

Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Jovem Gonçalves Vilela.

RESUMO

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão para o trabalho voltado à diversidade cultural como forma de se estabelecer a autonomia, minimizar as discriminações e preconceitos muitas vezes infundados, tornando-se meio da prevenção destes fatores quando trabalhados na Educação Básica, sob a ótica transformadora da realidade social. Assim, estabelece-se a resenha no âmbito educativo no que tange teoria e prática, permitindo ao educador reelaborar seu mundo de referências, repensarem suas opiniões possibilitando-lhes uma nova visão sobre as possibilidades de fazer intervenções pedagógicas por meio do conhecimento aprofundado, promovendo a ruptura de antigos paradigmas.

Palavras-chave: Diversidade Cultural , Educação básica.

1- INTRODUÇÃO

A Diversidade Cultural é um tema instigante quando visto em sua totalidade: biológica, psicológica, social e cultural que se integram na formação da essência de cada ser humano.

Este artigo tem como objetivo contribuir com a auto- reflexão conscientizadora dos docentes sobre a importância da Diversidade Cultural para a construção da aprendizagem diante da diversidade cultural dos educandos da Educação Básica

Com isso, utilizar a diversidade cultural do povo brasileiro, em especial de cada discente, para desenvolvimento da aprendizagem significativa, é por em evidencia a realidade de vida de cada ser, de cada grupo. É trabalhar em prol do desenvolvimento da autonomia, conduzindo os discentes ao reconhecimento das diferenças, ao respeito ao outro e a si mesmo abandonando visões etnocêntricas.

É necessário o aprofundamento teórico a cerca destas informações, é a busca do conhecimento aprofundado por vias do retrocesso histórico. É redescobrir o desconhecido e adquirirem novos e seguros conhecimentos de histórias muitas vezes não contadas, ao mesmo tempo em que se dará oportunidade para que se contem as novas histórias.

Somente assim, sabedores das várias vertentes que dizem respeito à diversidade, tornar-se-á possível um trabalho pautado no reconhecimento das diferenças estabelecendo-se o devido respeito, que efetuado por vias da educação contribua com a construção da paz tão sonhada por toda sociedade.

1.1-Diversidade Cultural

“Somos no plural, temos várias culturas populares, um universo tão rico que, mesmo submetido ao mundo globalizado que impõe uma cultura de massa, como uma colonização cultural pode observar que estamos vivendo um re-viver de nossas raízes”. ( Silva 2008 p.78)

Na atualidade o termo diversidade cultural vem sendo muito utilizado no Brasil no sentido de explicar a formação do povo brasileiro, reconhecendo-o como constituído por diversas culturas, “representa principalmente, uma constatação, uma tomada de consciência sobre o caráter pluriétnico e complexo das sociedades atuais. Ao mesmo tempo, pode referir-se a um movimento político através dos quais grupos sociais reivindicam proteção do direito de preservarem suas características culturais”. (Capelo et al Gusmão 2003 p. 125).

Essa forma de lidar com as diferenças a antropologia denominou de etnocentrismo. A partir do momento que se coloca a própria cultura como superior sobrepondo-se as demais representa uma atitude etnocêntrica. Foram tais atitudes e pensamentos que imperou no processo de colonização do Brasil do qual até hoje se sente os reflexos.

“Os grupos e as pessoas se relacionam uns com os outros, integram-se, afirmam-se e divergem entre si. Advém daí o conceito de diversidade cultural, no sentido de se considerar a existência de diferentes grupos, etnias, raças, gêneros, religiões, minorias e afirmações destas, e, portanto, das identidades e de seus valores”. (Gadotti, 1992 in Padilha, 2004, p. 186).

Identidades e valores que por muito tempo ao longo da história da educação brasileira, foram sucumbidos ao silêncio uma vez que imperava a cultura da homogeneização.

A Constituição Federal em seu art. 210 diz que serão fixados conteúdos mínimos de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei n. 9394/ 1996), contemplou por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a Pluralidade Cultural.

Neste sentido faz-se necessário o conhecimento, respeito e valorização a diversidade cultural que trazem os discentes de seus núcleos existenciais, utilizando-os para a formação integral da aprendizagem significativa, com base na identidade de cada um. Fazendo com que as diferenças sejam utilizadas como recurso importante para ensinar onde o aprender uns sobre os outros acrescente conhecimento e não insinue discriminadamente como desigualdade sobrepondo uma cultura sobre a outra.

1.2-A diversidade cultural e a instituição escolar

Para Carvalho et al (2006) “A instituição escolar é um lugar de convergência entre o universo do conhecimento e o mundo da subjetividade humana e, portanto, terreno fértil para a imaginação, para o desenvolvimento da sensibilidade e da inteligência. As ações pedagógicas lastreadas na cultura servem de interface entre o conhecimento social e o indivíduo na sua busca pela aprendizagem”. (p. 43).

Durante o seminário Saber 2004, a palestrante Fischman , com o tema "Diversidade cultural, religiosa e ética: pluralidade e singularidades da identidade da escola", propõe que a escola implemente projetos de resgate da origens dos alunos. Para a palestrante, a primeira das atividades deve resgatar a memória dos alunos e de suas famílias, a fim de saber a história de cada um, suas origens, sua infância, onde viveram, quais eram seus hábitos.

Conhecedores da história de cada um e de suas famílias serão possíveis trabalhos pautados no saber informal que os educandos trazem consigo e as trocas dessas informações culturais permitirão o enriquecimento do saber permitindo-lhes aprender a viver e a conviver com as diferenças., Para Fischman¹

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com