TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Etnico-Cultural

Por:   •  14/6/2016  •  Dissertação  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina: Diversidade Étnico-Cultural

Tutor: Luma Costa

Aluno(a): Glauber Diego da Silva Figueiredo

RA / RGM: 15607852

 Polo: Upnet – Bragança Paulista

Ante o exposto nas unidades até então estudadas, e doravante entendendo a antropologia como sendo a ciência social que tem como objeto de estudo o homem, bem como os resultados de suas ações, será descrito a seguir o entendimento de cada uma das diferentes teorias antropológicas da Cultura.

Analisando as disposições evolucionistas, poderia afirmar, baseado nos conceitos contemporâneos, estarmos tratando de uma visão soberba de apreciação social, uma vez que esta coloca como norte justamente as práticas e costumes do próprio analisador, muito embora, agora respeitando a ocasião em que fora proposta tal teoria, as conquistas tecnológicas justificaram o advento desta.

Apesar de confrontar o já mencionado evolucionismo cultural, ao deixar de lado o escalonamento das práticas sociais em face do emprego do relativismo cultural, a teoria do Difusionismo ainda mantém viva a ideia de as sociedades caminharem para um aperfeiçoamento, o que, apesar de soar verdadeiramente mais brioso, não abandona a ideia de comparação.

Com o advento do Funcionalismo, a antropologia pode sorver um método verdadeiramente relativista no emprego da realidade empírica das estruturas sociais.

Finalmente chegando ao Estruturalismo, nota-se aqui um estudo realmente aprofundado das muitas variáveis que levam a transformação social, termo este que me parece mais amigável e respeitoso em fase de todos aqueles que vivenciaram cada momento e cada polo da sociedade.

Embora tenha apresentado certa aversão ao termo evolução no disposto acima, evoluir certamente é o verbo indicado para explanar o ocorrido com a antropologia enquanto ciência desde a sua concepção inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com