TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade cultural

Relatório de pesquisa: Diversidade cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

1. Diversidade Cultural é a capacidade humana de produzir diferentes versões do mundo. É a capacidade humana de dar diferentes respostas à mesma pergunta. Exemplo: No verão, os maranhenses bebem guaraná Jesus e no Rio Grande do Sul bebe- se chimarrão.

Um exemplo muito comum de desrespeito à diversidade cultural acontece quando uma pessoa sofre bullying por gostar de um determinado tipo de música, por se vestir de acordo com sua “tribo” ou mesmo por torcer por um time de futebol diferente da maioria.

2. Os direitos humanos são fundamentais para a "pessoa humana" se desenvolver e participar plenamente da vida em sociedade. Todos os direitos devem ser assegurados, desde o nascimento até sua morte. Este tipo de documento é importante na relação entre os povos para assegurar os direitos iguais de todos, independentemente da sua raça, etnia e classe social, sendo de extrema importância também dentro de cada país.

Debate entre a afirmação dos direitos universais e o horizonte relativo dos valores.

3. Está implícito nessa atitude o etnocentrismo por acreditarem que somente sua fé é a correta, e também exibe um comportamento de aculturação por impor uma cultura sobre a outra. Segundo a UNESCO é uma atitude incorreta, pois trabalha para proteger sociedades e cultura.

Acreditamos que as organizações missionárias evangelistas têm o direito de pregar sua fé e as tribos têm o direito de conhecer a existência de outra fé, da mesma maneira que eles têm o direito de exercerem sua própria fé. O que não pode haver é a imposição da fé dos missionários sobre a fé das tribos. Ninguém pode ser obrigado a abrir mão de suas crenças em favor de outra.

4. Etnocentrismo é uma cultura no centro do mundo. A pessoa julga o mundo ao seu redor como se a sua cultura fosse a única correta.

Relativismo Cultural é relativizar os grupos, o comportamento dos outros. É tentar entender o outro com base na cultura dele e não na sua.

Quando julgamos o comportamento do outro pensando “ah, mas ele ó está fazendo isso porque é a cultura dele” mesmo quando o comportamento desse “outro” vai contra a ética e os Direitos Humanos (como as meninas que foram sequestradas ara serem usadas como escrevas sexuais), estamos exibindo um comportamento de Relativismo Extremo.

Quando uma pessoa pensa que somente a cultura dela, a raça dela é que estão certas e que todos os outros não valem nada, são inferiores e, portanto não possuem os mesmos direitos (como no Nazismo que levou ao genocídio de centenas de milhares de judeus, conhecido como Holocausto) percebemos o comportamento chamado Etnocentrismo Extremo.

5. Alteridade é a capacidade de lidar com o outro, concepção que parte do pressuposto de que todo homem social interage e depende de outros indivíduos.

Nossa alteridade está sempre sendo colocada em cheque porque lidamos com o diferente o tempo todo. Se não tivermos essa capacidade de lidar com o outro, que é diferente de nós, com hábitos diferentes, é mais do que certo que os conflitos irão acontecer.

6. “E cada um com sua crença” – Diversidade Cultural

“Que seria do adeus sem o retorno, que seria do nu sem o adorno, que seria do sim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com