TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Construindo um império- grécia

Por:   •  29/6/2015  •  Resenha  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  8.887 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha

Vídeo: Construindo um império- Grécia

Não se sabe certamente quando se iniciou e quando foi o término da Grécia Antiga, porém ela é considerada o berço da civilização ocidental. Eles desenvolveram feitos tecnológicos impressionantes, os quais ninguém nunca tinha visto ou criado, e obras de engenharia tão chocantes que acreditavam que os deuses que tivessem construído (Desenvolveram muitas maravilhas tecnológicas impressionantes tanto quanto as construções egípcias). Eles chegaram a tal feito porque seus líderes tinham cede de grandeza, o que ajudou para um surgimento de um novo império.

        O vídeo mostra que esta explosão de criatividade, cultura e muitas inovações também acarretou sérios problemas, como guerras terríveis e mortais a pontos de irmão lutar contra irmão.

        Neste período, a Grécia estava fora do alcance de um dos maiores impérios já existentes, a Pérsia. Ela possuía um alto potencial, além de riquezas e auto confiança; Também possuía uma variedade de etnias e culturas.        Os persas planejaram e tentaram invadir a Grécia com a finalidade de anexa-la a seu império; eles possuíam uma grande proporção de guerreiros, armas e navios.

        Mas mesmo com todo esse potencial, a Grécia ainda não estava totalmente perdida, pois Themístocles, um almirante ateniense, já se preparava a tempos para esse grande e terrível momento. Porém, não seria uma tarefa fácil, pois a desvantagem da Grécia com a Persia era grande.

        A Grécia era dividida em Cidades-Estados as quais se desenvolviam independentemente.  Este tipo de sistema ao mesmo tempo que era bom, também era ruim, pois entre esses mini-países “não existia o sentido de unidade nacional”, ou seja, cada um agia por seu interesse, o que causava ataques de uns com os outros. O papel de Themístocles foi de unir essas Cidades-Estados para poderem guerrear contra a Pérsia.

        Já não era a primeira vez em que os persas tentavam invadir a Grécia e que Themístocles os enfrentara, pois a um período antes um grupo menor tentara atacar a Grécia. Então ele utilizou essa experiência para lutar novamente. Sua carta na manga era a falha dos pérsias na marinha. O poderio deles era em terra, pois a religião pérsia considerava a água salgada demoníaca.

        Por esse motivo, eles iniciaram uma marinha completamente diferente de todas que já teriam existidas. Eles construíram uma frota de 200 Trirremes, o navio mais mortífero da história que possuía cerca de 40 m de largura, era algo bem grande. “A tropa de Trirremes ficou pronta em poucos anos e no tempo exato”.

        Como dito no vídeo, a proporção de pessoas e barcos da Grécia para a Pérsia era de 2 para 1. Então Themístocles transformou essa desvantagem em vantagem; Eles atraíram os persas para um local onde não conseguiriam avançar com navios todos de uma só vez. Decidiram que o melhor lugar eram os estreitos de Salamis.

        Sabendo que os persas gostavam de vencer as batalhas através da intimidação e também da subordinação de traidores, Themístocles enviou um serviçal de confiança na véspera da batalha para se passar de traidor da Grécia. Ele disse aos persas que o povo da Grécia estava desorganizado e que seria melhor se eles surpreendessem os gregos já ao amanhecer.

        Enfim, os persas caíram na grande cilada como Themístocles almejava (como ele era inteligente em?) e tiveram uma grande surpresa quando chegaram lá, pois os gregos estavam muito bem preparados. A batalha durou por todo o dia. Os Trirremes os cercaram não dando passagem e impedindo os persas de manobrarem.

        Ao fim do dia, os Gregos nem sequer sabiam direito se tinham vencido, pois foi uma guerra muito confusa; Mas a praia cheia de cadáveres dos inimigos condenava mostrando que a Grécia foi a vencedora. Após isso, Temístocles foi considerado herói, mas não acabava por aí. Ele possuía muitas ambições pessoais, o que fez ter muitos inimigos políticos.

        Em Atenas havia uma pratica chamada ostracismo que era um debate anual feito para condenar o político mais perigoso do local. Themístocles foi condenado ao ostracismo e teve que fugir para a Pérsia, e foi lá onde terminara sua história.

        Após isso, o vídeo começa a mostrar sobre as lendas, como a Ilíada e a Odisseia. A Ilíada era como uma bíblia a qual contava uma estória dizendo como se devia viver. No mito mostra um rei chamado Agamenon que governou a cidade de Micenas. Ele foi um grande líder que conseguiu coordenar as pessoas para entrar em troia, porém não foi muito bem recebido em Micenas, tanto que foi matado pela própria esposa.

        “Aproximando-se de Micenas a primeira coisa que se vê são os muros de fortificação que são impressionantes” - Esta frase dita no documentário já mostra como eles eram capazes de muitas coisas mesmo sem tantos recursos como temos nos dias de hoje, devemos muito a eles, pois se não existissem pode ser que não existisse a marinha e nem mesmo a matemática.

        Os engenheiros micênicos criaram o arco avançado, o que foi um passo além para o mundo. Eles fizeram isso para que fosse possível criar um espaço interno com uma cobertura que pode-se chamar de abóboda, eles utilizavam esse tipo de construção para túmulos. Este tipo de estrutura circular que eles faziam não eram de seus costumes, porém os micênicos faziam esse tipo para abrigar seus líderes mortos. Eles tinham o mesmo de critério que os egípcios quando o assunto era criar construções impressionantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com