TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê Santa Luzia

Ensaios: Dossiê Santa Luzia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Dossiê da cidade de Santa Luzia MG

1. Objetivos

Esse dossiê tem por objetivo apresentar o município de Santa Luzia, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, e iniciar um estudo crítico e analítico da implantação do seu novo sistema de transporte metropolitano - o BRT.

Para tanto, procura-se dar uma visão geral do município, seguido de pesquisa bibliográfica sobre a implantação do BRT e entrevistas com os usuários do sistema de transporte público.

Nas entrevistas, buscou-se avaliar a opinião dos entrevistados sobre a eficácia do novo sistema, pontualidade, lotação, seguridade, bem como preferência entre o BRT e o sistema de transporte convencional.

Em 1692, com o Ciclo do Ouro, uma expedição dos remanescentes da Bandeira de Borda Gato implanta o 1º núcleo de mineração da vila, perto do rio das velhas. Alguns tempos depois, devido à enchente desse rio, o povoado mudou-se para o alto da colina, local conhecido hoje como Centro Histórico de Santa Luzia.

Em 1856, o povoado foi emancipado e desmembrado de Sabará de onde, em 1924, o local passou a ser chamado de Santa Luzia (PREFEITURA DE SANTA LUZIA, 2014).

Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Município de Santa Luzia conta com 203.184 habitantes (CENSO 2010), sendo o 13º município mais populoso de Minas Gerais. Sua ocupação se dá de forma relativamente uniforme em sua extensão, sendo, porém, mais adensada em sua porção Sudoeste - próxima à Cidade Administrativa. A 27km de Belo Horizonte, Santa Luzia encontra-se próxima ao Centro Administrativo da capital ("Cidade Administrativa") e ao Aeroporto de Confins. Como acessos principais, podemos citar as vias MG-020 ("Avenida das Indústrias"), MG-010, MG-433 e BR-381. Como atrativos turísticos do município podemos citar a sua Igreja Matriz, o Solar Teixeira da Costa, e sua Estação Ferroviária.

3. O BRT Metropolitano

O sistema de transporte rápido por ônibus, BRT, intitulado “MOVE Metropolitano” prevê sua integração com cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. . O programa prevê a construção de 10 novos terminais de ônibus na Grande BH e a reforma de três já existentes. Em Santa Luzia foi construída a Estação São Benedito, que possui caráter provisório e integra o MOVE e ônibus convencionais para bairros e cidades vizinhas.

O projeto futuro conta com 13 novas estações de transferência instaladas na MG-010 e em avenidas de ligação com os destinos das 19 novas linhas troncais de Vespasiano, Santa Luzia e Ribeirão das Neves (ESTADO DE MINAS, 2014)

De caráter provisório, a Estação São Benedito foi construída com estruturas montáveis e desmontáveis. Devido a problemas de localização e desapropriação, o terminal definitivo só tem previsão para inauguração em maio de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com