TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  27/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

 EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

(Projeto fictício)

Fundação Viva Bem

A Fundação Viva Bem, localizada na cidade de Uiraúna-Pb, criada em 2010 pela empresaria Francisca Francinilda através da lei estadual nº 7.551/2013. Com o propósito de oferecer educação, desenvolvimento, cultura, arte, qualidade de vida e ajuda na preservação do meio ambiente à população da cidade. Sempre atuante na cidade, é reconhecida por seus trabalhos sociais.

Viver em sociedade é um dos maiores desafios dos últimos anos, já que muito se fala em socialização, contudo, pouco se faz para tentar “ensinar” como viver em sociedade, conviver com o outro num clima harmonioso. E é nessa perspectiva que enxergamos a Fundação Viva Bem: um ambiente que prepara, ensina, ajuda, incentiva, acolhe crianças, jovens, adultos e pessoas da “melhor idade” da cidade de Uiraúna e dos estados circunvizinhos.

A organização já conta com vários projetos realizados. São eles: Cuidar e proteger nossas crianças, Bela rua, Podemos fazer, Qualificar para transformar, Por um futuro campeão e Proteger é Garantir. Todos esses projetos realizados com muito êxito. Por exemplo: o projeto Cuidar e proteger nossas crianças foram um grande sucesso e de muita importância. Abordamos nesse projeto, a forma mais efetiva de protegermos nossas crianças, e a criação de uma rede de proteção que envolva não só áreas médicas (hospitais, postos de saúde, ambulatórios, etc.), mas também a área de educação (creches e escolas) e organizações civis e governamentais (Conselho Tutelar, resgate social, SOS criança, ONGs, judiciário, etc). um projeto rico em informações, e de suma importância para os dias atuais.

Existem várias parceiras e apoiadores que contribui em para a realização desses projetos, eis os nomes dos parceiros e apoiadores: Banco do Brasil, Sousa Eletromóveis, Posto cidade, Bradesco, Unifrutas, Empresário João Claudino, Empresário Assis Romão, Casas Bahia, Grupo Claudino e Armazém Paraiba.

Resumo:

A Educação Ambiental (EA) pode ser entendida como uma metodologia em que cada pessoa pode assumir e adquirir o papel de membro principal do processo de ensino/aprendizagem. Os problemas ambientais ocorrem pelo danoso modo de vida que a humanidade adotou, na qual a ‘sobrevivência’ do homem promove uma utilização exagerada dos recursos naturais e levou a uma situação de crise. Nesse projeto objetivou-se estabelecer a relação entre a EA e a sustentabilidade, questão esta, abordada frequentemente em nosso cotidiano e também comumente divulgada na mídia, além ponderar sobre esta questão na vida dos seres humanos.

O projeto vai ajudar as pessoas a melhorar o comportamento com a natureza, e assim melhorar o nosso mundo.

Contextualização

Refletir sobre mudança de atitude é notório no mundo nos dias de hoje, pois, para obter garantias de melhorias na qualidade de vida urbana, pelas dificuldades hoje com mobilidade, transportes, cuidados com resíduos, consumo acelerado e desperdício de água potável e energia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000), a população fixa do município de Uiraúna é de 54.000 habitantes. Entretanto, tendo o turismo como forte aliado da economia local, possui uma população flutuante de aproximadamente 25.000 habitantes, que a ele aflui nos períodos de alta temporada, representados pelos meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro.

Uiraúna, conhecida nacionalmente como “Terra dos músicos e berço sacerdotal”, devido a forte vocação dos munícipes nessas profissões. Uiraúna é um dos principais municípios do Alto Sertão Paraibano devido seu comércio ativo e sua localização privilegiada, sendo uma das mais importantes rotas de ligação entre diversas microrregiões da Paraíba com o estado do Rio Grande do Norte e Ceará. Foi reconhecida em 2008, no governo de Bosco Fernandes, como Paris do Sertão, devido à iluminação e à pavimentação nas principais vias da cidade, dando um novo e bonito aspecto comparado com a Cidade Luz, capital da França. Portanto, temos que educar a população uiraunense a cuidar do meio ambiente, que no momento esta acomodada. Meio ambiente equilibrado é resultado do desenvolvimento sustentável, direção possível de um produto final que é a cultura da paz através de um processo de educação.

Justificativa

A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano das pessoas, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização do desenvolvimento sustentável e a preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. Há pouco tempo à cidade de Uiraúna foi criada uma empresa de reciclagem, a população ficou acomodada por achar que a empresa resolveria o caso do desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. A conscientização quanto a essa preservação as pessoas devem entender a importância da natureza e quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza vão se desenvolver com essa ideia bem formada. Desenvolveremos nossas atividades de forma lúdica e interdisciplinar priorizando todos os eixos temáticos.

Objetivos gerais:

Proporcionar o conhecimento e a conscientização das pessoas acerca dos temas que envolvam meio ambientes e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.

Objetivos específicos:

  • Despertar nas pessoas valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
  • Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
  • Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas que tem causado à natureza;
  • Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
  • Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.

Descrição do Público-alvo:

Um projeto como esse de Educação para o desenvolvimento sustentável, e a preservação do meio ambiente, atenderá a todos os bairros da cidade, toda a cidade sera beneficiada, pois a natureza é de todos, mas o foco do projeto é crianças e adolescentes para que desde cedo possam cuidar preservar aquilo que é tão precioso a Natureza. Nossa estimativa é de atender pelo menos 60% da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com