TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA BRASILIERA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UM NOVO MODELO DE GESTÃO?

Pesquisas Acadêmicas: EMPRESA BRASILIERA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UM NOVO MODELO DE GESTÃO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

2 EMPRESA BRASILIERA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UM NOVO MODELO DE GESTÃO?

No Brasil, os HUFs têm por finalidade exercer o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio da assistência à saúde. São responsáveis por grande parte das pesquisas clínicas na área biomédica e pela formação de um expressivo número de profissionais de saúde, em nível de graduação e pós graduação (Reis e Cecílio, 2009). Estas instituições, cuja gestão está subordinada à Universidade Federal da qual corresponde, tanto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) por sua frente de ensino, quanto ao Ministério da Saúde (MS) pela vinculação ao sistema de saúde pública.

A crescente exigência do governo e da sociedade pela racionalização dos gastos e despesas, aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos atendimentos nos Hospitais Universitários (HUs), no Brasil, eclode na busca de um Gerenciamento Sustentável destas instituições. Diante desta realidade os hospitais de ensino encontram-se debilitados por serem mais dispendiosos dado que incorporam atividades de ensino, pesquisa e extensão e por serem um referencial em tecnologia de ponta.

O controle de custos tem aumentado no sistema hospitalar porém ainda é mitigada a utilização de informações de custo para efeito de tomada de decisão. A informação de custo é relevante quando útil no processo decisório, tendo em vista que a qualidade da decisão está associada a utilização racional dos recursos disponíveis, mediante uma administração segura do endividamento e da expansão das operações de forma sustentável. Com o dinamismo da economia, a contabilidade de custos passou a desempenhar um papel gerencial muito importante na orientação ao gestor quanto a fixação de preço dos produtos e serviços, ao cálculo da lucratividade, a mudança na engenharia de produtos/processos, ao gerenciamento do desempenho e a justificativa de investimento. O gestor necessita de instrumental de custos que o auxilie na escolha de alternativas otimizadoras, como forma de maximizar o resultado final das decisões organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com