TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA DE BEBIDA PIRA

Casos: EMPRESA DE BEBIDA PIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO RIO GRANDE – RS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

ANDRIARA SCHEER CALDAS – RA 9682459624

DESAFIO PROFISSIONAL:

“A indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”

TUTORA: MICHELLE LEITE

RIO GRANDE, 15 DE SETEMBRO DE 2014

INTRODUÇÃO

As modernas corporações vivenciam tempos em que não podem mais se dar ao luxo de estacionar economicamente e, nesse cenário, um bom administrador se tornou a peça chave na busca pelos resultados almejados. Porém muitos destes profissionais talvez nem imaginem que sejam praticamente obrigados a possuírem determinadas habilidades e competências, as quais os ajudarão a se tornarem eficazes. (Santos, Julio Cesar, 2013). Pensar no mercado contemporâneo é pensar em dinâmica, portanto os gestores precisam ter agilidade, organização e bom relacionamento com sua equipe a fim de sempre desenvolver suas melhores soluções. O intuito de ser uma empresa bem organizada e administrada é sempre estar entre as primeiras no seu segmento de mercado (Santos, Julio Cesar, 2013)

Além das habilidades técnicas, humanas e conceituais, que estão relacionadas com o saber fazer e a prática, relações com as pessoas e suas ações e atitudes, e a compreensão e estruturação do funcionamento das empresas. Existem entre outras, como as habilidades pessoais de negociação, de comunicação, de lidar com desafios, de gestão, de lidar com conflitos e delegação de afazeres. As competências são inúmeras, como a capacidade de definir objetivos e estratégias, definir a estrutura organizacional, saber delegar funções, orientar atividades operacionais e administrativas, planejar e comandar ações definindo prioridades, ser apto a gerir reuniões com seus colaboradores e superiores, diagnosticar e resolver problemas e conflitos, promover mudanças e inovações, administrar com eficiência seu tempo e da organização em que trabalha, buscando sempre o conhecimento continuo, se informando acerca do mercado em que atua, entre outras.

Neste Desafio Profissional serão analisadas as competência e habilidades de cada um dos candidatos à sucessão do cargo de Gestor na Empresa de Bebidas Pira, empresa essa que sempre foi liderada pelo Sr. João Barroso, seu fundador. Paulo e Iran, ambos filhos são os principais candidatos ao cargo. Sendo Paulo o mais velho e tendo um currículo mais extenso, formado em Administração de Empresas. E Iran o mais novo, com menos experiência, mas com muito conhecimento, formado em Gestão de Recursos Humanos.

.

DESENVOLVIMENTO

A seguir a tabela de habilidades e competência de Paulo e Iran, as quais foram analisadas por uma empresa de consultoria:

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PAULO IRAN

Planejamento e organização X _

Persuasão X X

Motivação X _

Energia X X

Liderança X X

Comunicação escrita _ X

Comunicação oral X X

Reconhecer problemas _ _

Criatividade X X

Capacidade de trabalhar em equipe X _

Competência em assumir responsabilidade X _

Capacidade de tomar decisões X X

Ter vontade política e administrativa _ _

Capacidade de transferir conhecimentos X X

Autocontrole emocional X X

Habilidades financeiras X X

Concentração X _

Iniciativa X _

Autoconfiança e autoconhecimento X X

Intuição X X

Legenda: (X) Competência e habilidade identificada;(-) deficiência de habilidade e competência.

O novo gestor terá que ser capaz de ter algumas dessas habilidades citadas na tabela, assim ele estará apto para assumir o cargo de Gestor na Empresa de Bebidas Pira.

A seguir uma tabela com as deficiências e habilidades deficitárias, com algumas observações:

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DEFICITÁRIAS

PAULO

IRAN

SOLUÇÃO PARA SUPRIR O DÉFICIT

Motivação

X

_ Iran deve introduzir a importância do trabalho na satisfação pessoal e desejo de realização profissional. Algumas consultas no psicólogo lhe trarão a motivação de volta

Comunicação escrita

_

X Paulo não tem a capacidade gerencial de saber expressar suas ideias claras e objetivamente por escrito. Matriculá-lo em um curso de letras, assim saberá escrever de forma clara e objetiva.

Reconhecer problemas

_

_ Paulo e Iran não conseguem reconhecer os problemas da empresa. Orientá-los a analisar os problemas antigos, que já foram resolvidos, assim saberão onde está havendo os problemas.

Capacidade de trabalhar em equipe

X

_ Iran não consegue trabalhar em equipe, se incomoda com as diferentes ideias.

Assumir responsabilidades

X

_ Iran não assume suas responsabilidades, deixando de cumprir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com