TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENEX 2016 - resumo de trabalho

Por:   •  19/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Área temática: CULTURA

ACESSORAMENTO ECONÔMICO: ASSOCIAÇÃO DE COSTURA E ARTESANATO UNIÃO DE LINHAS – UNILINS

Sheyza Samara de Albuquerque Melo[1], Vanderson Carneiro[2]

Este resumo propõe-se a apresentar a atividade realizada e alguns resultados e observações mediante trabalho realizado na Associação de Costura e Artesanato União de Linhas – UNILINS, localizada em Muçumagro/PB. A Atividade tem como objetivo o assessoramento e acompanhamento das atividades financeiras dentro da associação. Bem como o trabalho de repassar conhecimento e promover maior integração a partir da economia solidária.

A UNILINS é composta por algumas mulheres e vem passando por eventuais momentos de altos e baixos, mas continua existindo pela garra de algumas e em especial uma que merece ser mencionada, que é a Lucia Helena. Elas realizam o trabalho de costura de tecidos reciclados e banners, principalmente, formando a partir disso bolsas, ecobags, mochilas, etc. Formou-se a partir da necessidade e lacuna que existia de empreendimentos solidários e que pudessem ser geridos por mulheres, para gerar desenvolvimento e renda para aquelas que antes eram donas de casa sem realizarem atividade remunerada, ou que realizavam, mas que isoladamente e que tiveram a oportunidade de fazer isso em um grupo com demais mulheres, unidas principalmente por um propósito que era o fortalecimento de todas e a lucratividade a partir das bases da economia solidária. O projeto Bem da Gente, presta assistência econômica a associação desde a sua fundação e foi vital para que este pudesse ser iniciado, juntamente com a INCUBES/UFPB, que tem o território Muçumagro como um todo dentro de suas atividades.

Durante o período de acompanhamento, o que foi possível perceber é que todo o trabalho e o que vem sendo repassado e incentivado e acompanhado tem gerado maior sentimento de liderança e empoderamento por parte de algumas. Elas também estão conseguindo desenvolver atividades financeiras bem melhor que antes da iniciação do acompanhamento pela incubadora da UFPB. E isso tem contribuído não apenas dentro da associação, mas também externamente, na vida delas e das famílias de cada uma.

Palavras-chave: Cultura, Costura, Artesanato, Empoderamento Feminino, Desenvolvimento socioeconômico, sustentabilidade.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com