TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE DIFÍCILES NO PRIMEIRO CICLO (LITERATURA)

Projeto de pesquisa: ESTUDO DE DIFÍCILES NO PRIMEIRO CICLO (LITERATURA). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.749 Palavras (19 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - NEAD

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: PRÁTICA E PESQUISA EDUCACIONAL II: REDAÇÃO DE TCC

PROFESSORES: ELENITA MARIA DIAS DE SOUSA AGUIAR;

MARIA DA CRUZ SOARES DA CUNHA

“DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO CICLO (ALFABETIZAÇÃO)”

Valença do Piauí – PI, Setembro de 2014.

João Paulo Ferreira Santos

“DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO CICLO (ALFABETIZAÇÃO)”

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Prática e Pesquisa Educacional II: redação de TCC, do curso licenciatura em Pedagogia, da Universidade Aberta do Brasil – UAB e Núcleo de Educação à Distância – NEAD.

Valença do Piauí – PI, Setembro de 2014

Quanto melhor for a qualidade da educação, menos importante será o papel da psiquiatria para

o próximo milênio.

Augusto Cury, 2003

SUMÁRIO

01 Introdução 05

02 Tema 06

03 Delimitação 06

04 Justificativa 06

05 Problematização 06

06 Hipótese 06 a 07

07 Objetivo geral 07

08 Objetivo especifico 07

09 Referencial teórico 07 a 11

10 Metodologia 12

11 Considerações finais 12 a 13

12 Glossário 14

13 Referência bibliográfica 15

14 Cronograma 16

INTRODUÇÃO

Desde que surgiu o ensino até hoje, sabe-se que grande parte dos alunos apresenta dificuldades na aprendizagem e estas começam desde a pré-escola e se arrastam pelas series iniciais. É na primeira infância que se assentam as bases para o desenvolvimento da inteligência da criança. Estas dificuldades podem estar relacionadas a uma série de fatores. Um deles é o método de ensino utilizado pela escola ou pelo professor, outro fator é a falta de motivação dos alunos em sala de aula por parte dos professores, a afetividade entre ambos, fator familiar, social, cognitivo e emocional. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica

Esse tema foi escolhido em função de existirem alunos que por diversos motivos não acompanham o que lhes é ensinado independente do nível de complexidade dos conteúdos. Assim muitos são os rótulos atribuídos a esses alunos: criança problema, aluno com distúrbio de aprendizagem, indisciplinados, hiperativos, crianças com disfunção cerebral mínimo ou déficit de atenção.

A sociedade atual experimenta mudanças rápidas e complexas devido ao fluxo de informações variadas e numerosas. As crianças são estimuladas continuamente, através de sons e imagens, a perceber um mundo plural, colorido, virtual, interligado. Não podemos mais ignorar a televisão, o vídeo, o cinema, o computador, a internet o telefone, que são veículos de informação, comunicação e aprendizagem. Muitos alunos entram nas salas de aula sabendo muitas coisas ouvidas no rádio, vistas na televisão, em apelos de outdoors e informes de mercado e shoppings centers, pela internet, através de aplicativos. Estes alunos estão acostumados a aprender através dos sons, das cores e das imagens.

Diante do exposto, reconhecemos a emergência de transformar a relação que estabelecemos com a maneira de ensinar e aprender. Não basta mais ter informações a respeito de um determinado assunto e resolver os problemas de qualquer forma. Para saber optar com coerência diante das solicitações cotidianas, é necessário estar constantemente estudando e consequentemente aprendendo: os ambientes, as pessoas, as relações, os diversos saberes para que possamos nos habilitar na leitura de cenários e principalmente para que aprendamos a repensar a nossa prática pedagógica de forma madura, inovando-as quando necessário e possibilitando uma aprendizagem significativa aos nossos alunos.

Entretanto, diante da necessidade de aprender, há a dificuldade que vem associada a sentimentos fortes de incapacidade, sensações de angústia, baixa auto-estima, imaturidade para crescer, desenvolver-se, amadurecer e enfrentar um mundo tão dinâmico e exigente. Primeiramente questiono: Quais seriam os fatores responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, no primeiro ciclo (alfabetização)? Porque muitos professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com